Este fim de semana foi iniciado com mais uma sessão de acunpuctura, o Afonsinho continua a colaborar e a portar-se muito bem durante a sessão.
De tarde, fomos experimentar mais uma aula de hidroterapia.
Esta aula é dada por uma técnica que tem o curso de Educação especial e reabilitação (reabilitação Psico-motora) e que está a tirar fisioterapia.
Combinámos que eu só entraria na água se fosse necessário.
O óptimo entendimento entre ela e o Afonsinho começou logo no duche, com o Afonsinho a dar os seus já famosos "gritinhos" de prazer.
A aula foi decorrendo e fui explicando a história do Afonsinho, as dificuldades, as manhas...
Entenderam-se maravilhosamente bem e não foi necessário eu entrar na água.
Gostei em especial da atenção dada à vocalização, uma vez que esteve sempre a falar ou a cantar, incentivando o Afonsinho e sempre que ele tentava repetir o som, ela elogiava-o, mesmo quando não conseguia emitir o som.
Atiraram bolas, viram fotografias, "nadaram" de barriga para baixo e para cima, lateralmente com as bochechas na água, rodaram, fizeram aviões...
O Afonsinho simplesmente, ADOROU, correu tão bem que estiveram mais de uma hora dentro da piscina.
Depois da aula acabar, falou imenso connosco, sobre as evoluções, as expectativas, a dificuldade de fazer prognósticos...
Tranquilizamos a A.R. dizendo-lhe que a hidroterapia faz parte de um conjunto de terapias que o Afonsinho faz, todas elas fundamentais para a sua reabilitação e potencialização das suas capacidades e que não lhe iríamos fazer perguntas difíceis.
Ela acredita que temos que olhar para a criança e não para o diagnóstico ou para os que os livros dizem e partir dai desenvolver o trabalho.
Disponibilizou-se para conhecer a equipa multidisciplinar que trabalha com o Afonsinho de modo a trabalharem todos com o mesmo objectivo. Informei-a que a equipa está disponível para a receber.
Na opinião dela, neste momento o mais importante é a cabeça (equilíbrio e postura), e irá começar a trabalhar com esse objectivo.
O Afonsinho ainda apresenta hipotonia axial. Claro, que neste momento muito mais ligeira mas, ainda tem dificuldades em manter a cabeça equilibrada. Deixando-a cair para a frente e tem que fazer a recuperação para a posição correcta.
Gostámos muito e apesar de também termos gostado muito da terapeuta da C. V. decidimos ficar com a A. R.
Conseguimos um horário compatível com as restantes terapias, é perto de casa e tem boas condições de higiene.
Combinámos, que no mês de Dezembro, iremos fazer uma vez por semana, porque há muitos feriados e por causa da festas e em Janeiro iniciamos então duas vezes por semana à 2ª e à 6ª feira.
3 comentários:
E váo ver que a A.R. irá desenvolver um excelente trabalho com o Afonsinho.
Ela é fantástica e tem bastante jeito para as crianças o que é excelente.
Acresce o facto de ser uma excelente profissional e de numa só terapia estimular outras áreas também muito importantes, como por exemplo a linguagem.
Beijinhos
Ena...com essa descricção e com as siglas, eu diria que temos a mesma hidroterapeuta. Será?
Se for, creio que vais gostar do trabalho dela. É uma rapariga cheia de vontade de colaborar, de ajudar e de se sacrificar pelos seus meninos. Estamos juntas há mais de 3 anos e só tenho o melhor a dizer dela.
Quanto a prognósticos, como sabes, não vale a pena andar a pensar nisso. Melhor é mesmo trabalhar e os resultados aparecem , inevitavelmente. E se estivermos reunidos de profissionais empenhados e de bem com a vida, acho que se torna tudo mais fácil.
Beijo e boas terapias
Beleza ele ter gostade da hidrog. e da terapéutica que é muito bom para ele, beij.M.M.
Enviar um comentário