Hoje, tivemos reunião com a vice-presidente e a presidente do Conselho Executivo, com a representante da equipa de apoio às escolas, coordenadora da Drel para o nosso concelho.
Explicaram-nos que a "equipa", as três educadoras de Intervenção precoce, educadoras com especialização em Educação Especial, estavam sobre a coordenação do Conselho executivo e que a Equipa de Apoio às Escolas, trabalha em conjunto com o C. Executivo, representando a Drel (o Ministério da Educação).
Destina-se a crianças com necessidades educativas especiais, até aos 6 anos, e apoiam as crianças no domicilio e no particular uma vez que a rede pública tem uma organização distinta.
Em relação à dita declaração e aos motivos que levaram à suspensão do apoio ao Afonso, foi-nos dito que houve uma reunião, onde estiveram presentes a vice-presidente do C. E, a representante da Equipa de Apoio às escolas e as três educadoras. Esta reunião tinha por objectivo, aferir a situação das crianças que beneficiam deste apoio. As que transitam do ano anterior, as novas, as que foram integradas na rede pública.
Neste sentido foram informados pela Mj, que na opinião dela, o Afonso não necessitaria deste apoio, uma vez que já tinha muito apoios.
Ponderei algumas hipóteses de resposta para esta questão da retirada de apoio ao Afonso MAS, nunca a hipótese de esta ter SIDO SUGERIDA pela própria educadora.
Perguntámos, então, quem tinha feito a declaração, porque ela na realidade existe e eu assinei-a, recebemos a mesma reposta: A EDUCADORA.
Relatámos alguns casos (muito ligeiros, tentando não a prejudicar), em que o trabalho da Mj não se adequava ao trabalho que devia desenvolver com o Afonsinho, chegando à conclusão, nós e elas, que a Mj não seria a pessoa mais indicada para o apoiar.
Falámos um bocadinho sobre o Afonsinho, as terapias que faz e a importância deste apoio (se bem executado) no seu desenvolvimento cognitivo.
Questionámos se nas educadoras existentes haveria alguma mais vocacionada para apoiar o Afonsinho.
Disseram-nos que primeiro teria que ser feito o plano pedagógico do Afonso, este relatório é feito pela educadora e pelos pais e depois de serem aferidas as reais necessidades do Afonso, poderiam tomar uma decisão.
Ficaram então de falar com a Mj e depois informarem-nos quando nos encontramos para elaborar então o plano pedagógico.
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