As terapeutas já estavam com saudades do Afonsinho.
Na fisioterapia portou-se muito bem, colaborando e fazendo todos os exercícios. Ontem começou a fazer um exercícios novo, com algum, sucesso, a posição de gatinhar. O Afonsinho já coloca as pernas na posição de gatinhar mas, ainda tem pouca força nos braços. Ontem conseguiu manter durante algum tempo a posição.
Depois, terapia da fala, fez a sessão sozinho com a terapeuta, enquanto eu fazia com a fisioterapeuta e responsável de caso, o Plano de intervenção precoce para este ano lectivo. Portou-se relativamente bem, apesar de "rabujar" nos exercícios intra-oral mas, também tem os molares a romper e tem as gengivas muito inchadas e sensíveis. Para quem esteve uma semana sem fazer terapias até que não correu muito mal.
Em Abril, quando chegámos à Liga, demorámos varias horas, para elaborar o PII, portanto pensámos que este ano lectivo aconteceria o mesmo. Começámos ontem e terminámos ontem. É verdade, foi com grande satisfação que chegámos à conclusão que os meus medos, receios, tinham desaparecido e que neste momento tenho uma elevado grau de satisfação com a equipa e com os cuidados de IP prestados ao Afonsinho.
Ontem li, várias coisas, que demonstravam o meu estado de espírito quando chegamos à Liga, que me deixaram admirada, pois demonstram de uma forma fria e dura a maneira como me sentia em relação à intervenção precoce e aos terapeutas que até então tinha trabalhado com o Afonsinho. Há uma frase, bem explicita e que ontem me fez sorrir. À pergunta o que espera do programa de intervenção precoce, respondi, para além de outras coisas "SER BEM TRATADA!"
A grande diferença neste PII, foi a resposta à pergunta: "O que mais a preocupa, quais são os seus maiores receios?".
Em Abril respondi, que era o futuro, o diagnóstico do Afonsinho, saber quais eram as suas reais dificuldades.
Ontem, a minha resposta foi. "Sei que estamos a fazer o melhor e neste momento não tenho preocupações em relação ao futuro. Vivemos um dia de cada vez, e isto é válido para o Afonso e para os irmãos."
A terapeuta ficou feliz com a minha resposta e eu também!
Aguardamos, agora, que nos entreguem o PII com os objectivos definidos pela equipa multidisciplinar para o afonsinho, neste ano lectivo de 2008/2009.
5 comentários:
Olá "d"
Lembro-me que quando iniciei o processo para a sinalização do Guilherme que tive de preencher 6 Anexos com as mais variadas perguntas.
Duas dessas perguntas eram as mesmas que tu mencionaste neste teu Post, no entanto a minha primeira resposta foi bem diferente, sendo que a resposta à 2.ª pergunta foi muito idêntica à que deste em Abril.
Hoje também penso de maneira diferente e o que respondi à 1 ano atrás é passado, pois se tivesses que responder agora a essa mesma questão a minha resposta seria:
- Viver um dia de cada vez e aproveitá-lo como se fosse o último das nossas vidas, não deixando nada para amanhã.
Um grande beijinho para ti e para a tua família.
P.S.: Espero pelo nosso Encontro...
Cada vitória ,e cada sorriso dos nossos meninos,é a maior recompensa do "Universo" e isso faz-nos ter a força deles para a luta. A alegria do sorriso deles é maior sol do "mundo" aquece os corações de todos que os amam,e tira-nos o mêde de tudo e todos.Hoje é sempre o nosso amanhã!.....beij. com muito carinho para toda a família Mãe da Claúdia
Que iniciativa bonita, a sua, com a criação deste blog. Ainda não o percorri como desejo fazê-lo, mas, de antemão, deixo registrada a minha emoção diante do seu gesto. Quanta sensibilidade, quanto vida, quanto amor, existe aqui.
Fique à vontade para trazer para cá tudo o que tocar o seu coração no blog de lá.
Beijos, com carinho, pra você, para o Afonsinho, para toda a família,
Ana
Fico contente com o que li, dá para ver que o afonsinho evoluiu muito no último ano, mas vejo também que melhorou o estado de espírito da mãe. A nossa felicidade (e dos nossos filhos), depende muito mais do nosso estado de espírito, da forma como encaramos a vida e as dificuldades, do que das limitações que temos, sejam elas limitações motoras, cognitivas, emocionais ou financeiras.
Afinal há tantas pessoas sem nenhuma limitação de nenhum tipo que enumerei que são profundamente infelizes e há outras pessoas com várias limitações de vários tipos que são felizes.
beijinhos para o afonso e para a mãe
Cristina
http://blogs.clubedospais.pt/ccsantos
Olá "d"
Deixei-te um miminho no meu Blogue.
Beijinhos
Enviar um comentário