Esta semana conseguimos cumprir todas as terapias.
Na segunda-feira fomos à natação com boa colaboração do Afonsinho, portou-se tão bem, que ao fim de quinze minutos!!! já tínhamos feitos todos os exercícios.
Na terça feira, foi dia de terapia da fala e fisioterapia.
Na quarta feira fomos à hipoterapia. A sessão correu bem mas, com dois momentos distintos. O trabalho, os exercícios foram executados com alguma refilisse pelo meio e a brincadeira, com demonstrações de prazer, vocalizações e sorrisos por parte do Afonsinho. Cada vez está mais apaixonado pelo cavalo, gosta de lhe fazer festinha e puxar os pelos da crina.
Na quinta-feira começámos pela fisioterapia, não o ouvimos, fez todos os exercícios com colaboração total, eu e a terapeuta adorámos ver o "nosso" menino com uma atitude tão favorável. Na terapia da fala, já não podemos dizer o mesmo, neste momento, é a terapia da "birrise", não colabora ou colabora muito pouco mas, também é a terapia mais agressiva e mais difícil. Pincel, na cara, nas mãos, nos pés, vibrador e mais vibradores nas bochechas, nos lábios, na testa, nas sobrancelhas, nas mãos, gelo, pressões dentro da boca, com os dedos, com vibradores, exercícios respiratórios... ufa, é mesmo muito exercício. Vamos com calma, pois é aqui que se notam as grandes melhorias mas, também era aqui que haviam as maiores dificuldades e estou convencida que depois de passar esta fase dos dentitos tudo vai correr melhor.
Na sexta-feira, foi dia de terapia ocupacional, com uma sessão alargada, sentar, sentar e sentar... O Afonsinho fez todos os exercícios e não se ouviu, colaboração total.
Amanhã ainda há uma sessão de acunpuctura e hidroterapia.
A escolinha correu muito bem, com muito insistência por parte da educadora no sentar. Já mostra alguma melhoria quando sentado sozinho no tapete, após estar sentado encostado à parede (que está forrada com material dos colchões e tem um varão para se agarrarem), apresenta uma postura melhor e com bom equilíbrio da cabeça e do tronco o que mostra que a "informação" está a ficar guardada. Melhoria também na posição dorsal (barriga para cima) e na manipulação dos objectos, neste momento com a mão direita já consegue agarrar, com relativa facilidade, os brinquedos não provocando espasmo do resto do braço , yuppiii!!!!
A alimentação melhorou e continuamos a lavar os dentinhos com as compressas e os exercícios de pressão.
Consegui que adormecesse sozinho, alguns dias, para fazer a sesta. As noites foram dificeis.
Continuamos a fazer os nossos exercícios todos os dias.
Plano inclinado, para fazer carga e ganhar força nas pernas, que agora é mais uma dor de cabeça, porque não quer fazer e farta-se de "birrar", talas para obrigar as pernas a alongar e nos braços para ganhar força e mantê-los esticados com as mãos abertas e apoiadas e as talinhas nos dedos e ainda temos tempo para brincar no tapete.
Todas as noites adormecemos com uma história contada pela mana com a ajuda da mamã
Temos, portanto um balanço de semana, muito POSITIVO...
Continuamos o nosso caminho, de mãos dadas e corações abraçados...
2 comentários:
Querido Afonsinho depois de uma semana de trabalho amanhã é o dia do descanso dos guerreiros, por isso é só para bincar e sorrir,que lindo sorriso tu tens, aquece o coração.Beij. de nós todos com muito amor e carinho para ti e toda a família o Guilherme está com uma febre mas esperemos que amanhã esteja bom, beijocas Avó do Guilherme e Madalena
O Afonsinho é tão pequenino e já tem tantas coisas importantes (e às vezes chatas) para fazer, mas os resultados estão a aparecer e ainda vão aparecer mais, portanto Afonsinho continua sempre assim e vais conseguir muita coisa.
beijinhos
Cristina
http://blogs.clubedospais.pt/ccsantos
Enviar um comentário