Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

domingo, 31 de agosto de 2008

Post 200

Apercebi-me que já estou a escrever o post 200. Hoje é um dia, para mim, em que o ano velho acaba e um novo ano começa.

Um novo ano cheio de esperança.

Começamos este novo ano com muitas tarefas para executar.

O G. vai para o 9 ano e continua no mesmo colégio. É hora de comprar livros, materiais e equipamentos desportivos. Os treinos de futebol recomeçam e com eles as obrigações, novos horários e novas rotinas.

A C. vai começar uma nova etapa da sua vida escolar. Vai para o 5º ano e para uma nova escola. Apesar de ter feito os testes de admissão e ter conseguido entrar, não quis frequentar o mesmo colégio do irmão e nós optámos por lhe dar estabilidade emocional, junto dos seus amiguinhos, mesmo achando que o ensino publico é inferior ao do privado. Anda excitadissima, já comprou a mochila, os materiais escolares, e está ansiosamente à espera que chegue o grande dia. Eu confesso, estou um bocadiiinho preocupada mas, ela é uma miúda muito sociável e amiga e como se diz agora, muito boa onda, penso que não vai ter problemas para se adaptar. Em relação ao desporto, não quer continuar a fazer equitação, não sei como a convencer, vamos ver como vai correr.

O Afonsinho, tem a agenda mais preenchida que nunca e começa já amanhã às 10h00 com hidroterapia e terapia ocupacional. Este vai ser um ano, cheio de trabalho, com terapias de manhã e de tarde, de 2ª a sábado.


Desejo que este seja um ano muito bom para os meus filhos. Espero que o G. comece, finalmente, a perceber que não basta ser muitíssimo inteligente e se comece interessar mais pela escola (pela escola não, pelos estudos). A C. é uma menina especial e tenho a certeza que dará mais um passo firme e decidido no seu caminho, que vai ser brilhante. O Afonsinho, o bebé do nosso coração, o nosso raio de luz, que tanto trabalho nos dá e tantas alegrias. Esperamos que este seja o ANO! O ANO em que vamos continuar a ver a sua evolução, as suas melhorias, as suas conquistas, o seu sorriso e a sua felicidade!

Para todos os que nos acompanham, bom ano (lectivo) 2008/2009.

Desejamos que consigam tudo o que desejam e já sabem o sonho é o limite...

2 comentários:

CláudiaMG disse...

...ou o sonho comanda a vida!!!
Já percebeste que estou imparável hoje, isto é o que dá estares tanto tempo ausente e depois vires cá escrever e escrever e escrever....hehehe

Primeiro que tudo bom Ano Lectivo também para vós. Acredito que tudo irá correr bem com os teus meninos mais velhos e que o G. e a C. irão certamente encontrar os seus caminhos.
A saga da escola, material escolar e afins também já a passei, felizmente por aqui ainda é só para um, é por isso que agora vou de férias.....para me recompor do "desgaste" das compras!!!!

Quanto ao Afonsinho, minha amiga, vais ver que este irá ser "O ANO", acredita que sim, foi apartir do 1º ano de vida do Guilherme que obtivemos as maiores evoluções, mas foi também esse o nosso ano mais cansativo, pois as terapias eram imensas e em locais diferentes. Foi nesse ano que se deram as grandes aquisições, a níveis motoros e a níveis cognitivos. Eu acredito que o Afonsinho com tanta estimulação e com o amor que a vossa família emana irá fazer as suas conquistas e a sua evolução será estupenda neste ano. Confia no teu instinto de mãe e tudo a seu tempo será ultrapassado, com tempo as coisas irão ao seu devido lugar.

Nós, por enquanto continuamos em fase de cruzeiro, estammos prestes a atingir os 2 anos e meio, e por isso estamos à espera de irmos a algumas consultas para equacionar-mos o que iremos fazer neste próximo ano.
Uma das coisas que me deixa mais triste é o Guilherme ter parado com a Hidroterapia, espero que após a consulta do otorrino ele nos autorize a voltar para a piscina.
Já agora o Afonsinhho faz
hidroterapia onde?

E para terminar.....pois já escrevi bastante, espero que os teus desejos se transformem em realidades, sei que é um pouco "cliché", mas é o que mais vos deseje.

Beijinhos
CláudiaR

P.S.: 200 POST´s.....já conseguiste escrever mais que eu em 3 anos, tu tens um Dom "d"....o da escrita....parabéns, continua assim que nós gostamos muito de te ler

Dina disse...

Olá, Cláudia

Também ja sentia saudades... de escrever e de trocar estas mensagens.

Eu não tenho o dom de escrever, tenho o dom de "tagarelar". Falo tanto que, às vezes, até me canso a mim própria. Durante o dia só falo, praticamente, com o Afonsinho. Eu acho que ele, apesar das dificuldades motoras e da falta de coordenação, está a aprender a falar para poder dizer rapidamente "Mamã, cala-te!"
É assim que escrevo a falar simplesmente.

Boas férias!!!

Beijinhos

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados