Após uma noite em que o Afonsinho dormiu cerca de 10?! horas, acordámos bem cedinho mas, muito bem dispostos.
Hoje, depois do pequeno almoço, estivemos a ver, "Dora a exploradora" na RTP2 com o Afonsinho sentadinho, sozinho, no sofá durante os desenhos animados.

O caminho para a escola foi feito de forma tranquila e sem choro ou birra.
Hoje estive a falar com a Directora porque amanhã é o GRANDE DIA, em que vai chegar a cadeira do Afonsinho. VIVA!!!!
Estivemos a conversar sobre a dificuldade que ele está a atravessar na alimentação na escola. Come tudo mas, está sempre a fazer birra. A questão dela é se não estavam a "facilitar-lhe" a vida, uma vez que o mimam e protegem, em excesso digo e disse eu.
Os terapeutas estão sempre a dizer que estas "birras", na cadeira do carro, no sentar numa cadeira, para comer na escola, são comportamentais.
Eu concordo mas, só em determinados aspectos. Obviamente, que o Afonsinho aproveita esta forma de birra, para chamar a atenção e para conseguir o que quer (ou não quer) mas, parece-me que também há aqui, comportamentos padrão que têm a ver com a parte neurológica.
Ainda na passada quinta-feira, quando íamos para a hipo, apanhámos imenso trânsito e demoramos cerca de quarenta minutos. O Afonsinho foi sempre muito bem mas, a escassos quinhentos metros começou a "birrar". Nestas alturas, fecha os olhos, faz (ou tenta fazer) hiper-extensão e nada nem ninguém o consegue calar, até ele conseguir o que quer.
Ele consegue controlar a birra de imediato quando consegue o que quer mas, mesmo assim tenho muitas duvidas que consiga travar o comportamento após o iniciar. A mim parece-me que fica "bloqueado" naquele padrão e que mesmo que tente não consegue sair dele. O padrão que está inscrito e que durante muito tempo ele utilizou, continua a estar por ali...
Quando o fui buscar, passava muito pouco das 15h00 estava na salinha com todos os seus amiguinhos, sentadinho com a ajuda da A.
A P. disse que ele tinha estado muito bem durante a manhã e tinha estado sentadinho, muito atento e interessado quando estavam a ouvir a história.
VIVA!!!
O almoço correu bem, comeu tudo apesar de ter feito birra e dormiu até às 14h00, o que se viu de imediato no caminho para casa, veio todo o caminho muito bem disposto e sem qualquer birra, ao choro.
Parece que tudo se está, finalmente, a recompor...
1 comentário:
Quanto às birras percebo perfeitamente o que estás a dizer, aliás já falamos diversas vezes sobre estas situações e eu acabo por pensar da mesma forma que tu, ate porque tenho cá em casa o Guilherme que funciona quase da mesma maneira que o Afonsinho.
Beijocas especiais
Enviar um comentário