Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Diferença e Discriminação


Está a chegar ao fim mais uma Legislatura, quatro anos, onde deputados e governo tiveram a RARA oportunidade de fazer a DIFERENÇA, na nossa vida, cidadãos portugueses.

Em 21 de Dezembro de 2006, no dia de nascimento do meu terceiro filho, comecei a viver a minha vida em dois mundos paralelos, apesar de continuar a habitar na mesma casa, na mesma Freguesia, no mesmo Concelho, no mesmo Distrito, no mesmo País…

O meu bebé, saudável e perfeito, nasceu em morte aparente em paragem cardio-respiratória, após sofrer uma asfixia grave que lhe provocou lesões cerebrais graves. Ficou com sequelas neurológicas – paralisia cerebral e epilepsia mioclónica.

Após dois anos e meio, de luta diária, de desgaste emocional e físico, de combate, atrás de combate, para fazer A DIFERENÇA na vida do meu filho, encontrar as terapias, os terapeutas, as ajudas técnicas que possam ajudar na sua reabilitação, na optimização das suas capacidades, que nos ajudem a fazer A DIFERENÇA, decidi hoje escrever-lhe, porque estou cansada de tanta DISCRIMINAÇÃO.

O meu marido tem desde de Março de 2002, um seguro de empresa, que se estende a todo o agregado familiar na Ocidental Seguros (Médis), quando enviámos informação para integração do Afonso no seguro, foi RECUSADO.

Enviei esta semana um PEDIDO DE ESCLARECIMENTO, ao Instituto de Seguros de Portugal e recebi resposta via telemóvel, deixaram uma mensagem de voz na minha caixa de correio, sem identificação da pessoa que prestou o esclarecimento, com a seguinte mensagem:

«Efectivamente devido ao princípio de liberdade contratual a companhia é livre de recusar a celebrar o contrato»

EFECTIVAMENTE, o meu filho começou a ser vítima de DISCRIMINAÇÃO, ao segundo minuto de vida, apenas porque se encontrava MORTO AO PRIMEIRO MINUTO DE VIDA.

Convido-os a conhecerem alguns meninos, o Afonso, o Guilherme, o João Manuel, o João Pedro, o Lucas… meninos tão especiais

Caminhacaminhando.blogspot.com

Penso que vão perceber, porque precisamos de vocês, porque votamos, porque gostaríamos de nos sentir, EFECTIVAMENTE, representados no Parlamento.

Somos uma família DIFERENTE.
Diferente no amor, diferente na partilha, diferente na alegria que sentimos, por ter o enorme privilégio de conviver com o Afonsinho e a enorme felicidade de poder amar assim.

AMOR, SIMPLESMENTE AMOR…

A nossa história que é curta quando medida em dias, é já um caminho longo, um caminho dificil e cheio de obstáculos mas nós acreditamos que um a um vamos conseguir ultrapassá-los, porque o nosso caminho é um caminho que se faz caminhando…

Dina Oliveira Mota

4 comentários:

Maria disse...

Neste País, principalmente quem nasce cá,e nunca trabalhou a não ser em Portugal, e sempre cumpriu as suas obrigações,só temos deveres,pior, somos sempre discriminados muitas vezes até antes de nascermos!
Este País, é uma má mãe, e muito boa madrasta....

Beijos com muito amor
:) M.M.G.

Anónimo disse...

Pois tens razão, nesta nossa geração eu sinceramente já não tenho muita esperança, mas a proxima (a geração dos nossos filhos) pode vir a ser diferente, cabe-nos a nós educa-los nesse sentido.

beijinhos
Cristina
http://blogs.clubedospais.pt/ccsantos

Mãe Sisa disse...

Seria bom que conseguíssemos convencer outras mães, pais, etc... a não se queixarem apenas verbalmente, mas que começassem a reclamar sempre por escrito aquilo que é, por direito, dos nossos filhos!
A Cristina tem razão: o futuro dependerá da maneira como educaremos as novas gerações.
Mas confesso que tenho receio de muitas formas de (des)educação de que me vou apercebendo de vez em quando...
Mas aquilo que está ao nosso alcance não pode ficar para amanhã, não é?
Beijinhos

Carol Timm disse...

Querida Dina,

Lute sempre, pois sua luta é digna, é limpa, é franca e é linda.

Lute pelo bem do teu menino, porque além de seres uma mãe maravilhosa para teus filhos, especialmente o Afonso, és um exemplo para todas as mães, para aquelas que tropeçam em pequenos problemas e para aquelas, que como tu, tem imensos desafios e precisam encontrar força!

Continue lutando, porque ainda que tenhas que superar-se todo dia nos outros desafios paralelos que surgem, já sabes melhor que ninguém que os frutos colhidos com as imensas vitórias, superações antes inimagináveis do valente Afonso, já são colhidas todos os dias.

Que a tua fé, seja sempre alimentada no sorriso lindo do pequeno, que cresce e se torna cada dia mais feliz.

Eu me inspiro sempre no teu exemplo para lutas que tenho e sinto que se tu podes ir em frente tão confiante, tão amorosa, há muita força nesse AMOR que temos que semear e aprender durante toda nossas vidas.

Parabéns por todas essas vitórias e muita alegria em compartilhar essa tua história de luz.

Beijos e boa semana!
Carol

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados