De tarde mais uma sessão de terapia ocupacional e terapia da fala.
Não assisti à terapia ocupacional porque, como passei a manhã a correr, entre consulta e exames, não tive tempo para almoçar e dar o almoço à C.
Assim "abandonámos" o Afonsinho com o terapeuta e fomos almoçar. Quando chegámos a sessão ainda decorria e ainda pudemos assistir a exercícios de integração sensorial na tábua elevada e exercícios para controlo da postura e do tronco.
Na terapia da fala continuamos os exercícios respiratórios, para a produção de sons e consequentemente de palavras.
Hoje este a brincar com um brinquedo adaptado um cão com um comando, uma vez mais, ficou provado que o Afonsinho gosta mesmo é do comando. Já percebeu que é com o comando que consegue manobrar o brinquedo.
Esteve também a fazer exercícios de coordenação.
Tinha que colocar uma "bolacha" numa ranhura e o animal para além de emitir o som da sua fala, também emitia sons de prazer. Depois a bolacha caia para dentro da caixa e o Afonsinho tinha que ir buscá-la.
Numa das vezes, mal a terapeuta tirou a tampa, o Afonsinho de forma espontânea e activa, colocou a mão dentro da caixa e com movimento correcto apanhou a bolacha, perante o nosso olhar de indignação, não só pelo movimento mas, especialmente, pela rapidez com que o executou.
Quando já tinha a bolacha na mão, despertou um "click", a ansiedade, a aflição...
Neste momento parece existir uma "luta" entre o que já consegue fazer e os padrões (aflição, hiper-sensibilidade, dificuldade em manipular...) que existiram durante muitos meses e que parecem estar fortemente "inscritos" no cérebro.
Contudo, o mais importante é que ele CONSEGUE!!!! O tempo irá fazer com que os novos padrões substituam os antigos e estamos confiantes que ele vai conseguir ultrapassar mais esta etapa.
3 comentários:
Boa Afonsinho....mais um pequeno grande feito.
Fico tão feliz, mas tão feliz de saber estas novas novidades.
Por acaso o brinquedo não é o Porquinho da Fischer Price???
Se for o Guilherme adorava esse brinquedo.
Beijinhos muito, mas muito grandes
só podem estar confiantes pois o Afonsinho ultrapassa todas e quaisquer etapas....Ele é um valentão....
beijinhos com muitas saudadinhas
paulinha
É claro que esses padrões vão ser sbestituídos pelos novos,e o nosso "A" vai conseguir fazer, tudo quanto ele quizer fazer!
Eu acredito que ele vai fazer tudo, o que quizer.
Beijinhos com muita saudade.
M.M.G.
Enviar um comentário