Hoje acordámos um bocadinho mais tarde e após o pequeno almoço, esperámos o avô, que veio fazer companhia à C., enquanto fui levar o Afonsinho à escolinha.
Hoje levei para a escola as novas talinhas para os braços. São feitas de espuma e permitem todos os movimentos mas, quando o Afonsinho está sentado permite-lhe ter os braços esticados e as mãos mais abertas e consequentemente um melhor equilíbrio.
Ensinei a P. a colocá-las e entretanto chegou a educadora de IP.
Ficou toda contente com a postura do Afonsinho com as talas e disse-me que ele está com uma postura muito melhor, que identifica de imediato com os olhos todos os objectos que ela lhe solicita mas, que ela não lhe facilita e fica sempre à espera que ele consiga apontar ou tocar no objecto. Disse-me que a estranhou depois das férias mas, ao fim de um bocadinho já estava mais à vontade.
Deixei-os a trabalhar e fiquei muito contente com as informações transmitidas pela E. mas, gostei especialmente do seu sorriso e da alegria com entrou na sala e o carinho com que trata o Afonsinho.
Hoje o Afonsinho voltou a levar menu completo e comeu razoavelmente bem.
Quando chegámos a casa, como não queria dormir, esteve vinte minutos no dondolino. Estive a ensinar-lhe que se apoiar uma mão, como faz quando está sentado, consegue brincar com a outra e mantém um controlo de cabeça muito mais eficaz, uma vez que consegue estar muito mais tempo com a cabeça controlada. Ele percebeu a mensagem e tentou imitar os meus gestos e colocar as mãos em cima do tabuleiro.
Depois esteve a brincar com o volante no tapete e acabou por adormecer um bocadinho, até sairmos para as terapias.
Hoje, chegámos atrasados à fisioterapia e só teve meia hora de sessão. Esteve muito bem e colaborou nos exercícios.
Depois, terapia da fala, hoje é dia de treino alimentar. Tal como já é habitual a terapeuta teve grandes dificuldades para dar comer ao Afonsinho, quer na cadeira de alimentação quer ao colo. Com ela mantém a boca aberta e não tira o comer da colher, para além da birra e da hiper-extensão.
Acabei por ser eu a dar-lhe o resto da papa mas, estava zangado e mesmo comigo não colaborou.
Mesmo assim, deu para perceber que consegue fazer os movimentos adequados e o encerramento correcto da boca.
A terapeuta pensa que não vale a pena insistirmos no treino alimentar, uma vez que comigo ele come de uma forma muito mais correcta, apesar de ter feito alguns encerramentos com mais força do que é o pretendido.
Combinámos então, fazer mais um treino alimentar, na próxima terça-feira mas, desta vez só eu que lhe vou dar o comer para percebermos, sem birras, o que é necessário rectificar.
Depois esteve sentado numa cadeira pequenina "normal" e ali ficou todo contente, sem fazer qualquer birra ou hiper-extensão.
Os terapeutas, estava lá toda a equipa, gostaram imenso de o ver ali sentado, o único problema é que a cadeira não é adequada porque ele não tem equilíbrio para se sentar sozinho mas, prova, uma vez mais, que o facto do Afonsinho não se quer sentar (em cadeiras adequadas para ele ) é comportamental!!!
2 comentários:
Mostra a tua garra meu guerreiro assim é que é!
Boa Afonsinho.
Beij. especiais :) M.M.G.
É engraçado como ele resiste quando a Terapeuta lhe dá a comida, mas com a P. na Escolinha tudo corre bem. Estes meninos são mesmo de "manhas" e só fazem o que lhes apetece e quando querem.
Quanto às cadeiras, espero que essa situação vá melhorar se não nem sei o que te diga minha amiga.....
Beijinhos
Enviar um comentário