Este fim de semana, recuperámos o ânimo e após o descanso estamos novamente preparados para regressar à nossa rotina, para a última semana de aulas dos miúdos e entrar num novo período de férias.
O fim de semana foi bastante calmo e tranquilo.
Pela primeira vez, viajámos sem comida pensada para o Afonsinho, a não ser o seu leite (voltámos ao Nutriben AR, que é definitivamente o que ele melhor suporta), a fruta e as bolachas para a papa.
Assim o Afonsinho, acompanhou-nos em todas as refeições.
No sábado ao pequeno-almoço (após já ter comido a sua papinha) comeu imenso queque (neste café onde tomamos o pequeno almoço, têm uns queques gigantes, cada queque dá para nós os cinco!) e fomos brindados com uma nova e GRANDE novidade!
Já há alguns meses que o Afonsinho diz "é bom" e direcciona estas palavras para o que lhe dá prazer e para o que gosta, nomeadamente o comer. Quando quer comer, ainda não sabe pedir por palavras mas, sabe pedir, comunicando com os olhos e também com o movimento da boca.
No sábado, enquanto estava a comer o queque, fui lhe perguntando se queria comer mas, em vez de lhe dar de imediato fui comendo eu, ao fim de dois pedaços disse "É bom"". Perguntei-lhe "Queres queque?" e ele voltou a responder "É bom".
Já está!!!
Conseguimos estabelecer a primeira ligação, através da comunicação oral, para ele pedir comer.
Claro, que as palavras usadas (é bom), não são as mais correctas e adequadas (pelo padrão, claro está!) mas, são palavras que ele associa de forma clara e correcta ao que quer e durante este fim de semana foi pedindo comer, dizendo "é bom".
O 1º passo está dado e agora vamos avançar para as palavras correctas e um dia destes (quem sabe bem mais cedo do que alguma vez imaginámos) o Afonsinho está a pedir comer, verbalizando e utilizando as palavras adequadas.
Simplesmente, FANTÁSTICO!!!
Fomos dar um passeio de buggy, com o Afonsinho sentadinho entre mim e a mana, sossegadinho e muito bem comportado, enquanto a paisagem nos envolvia na sua calma, o sol, apesar de timido, no céu cinzentado, reflectia-se de forma clara e limpida no mar.
Depois do passeio, fomos almoçar. O Afonsinho, comeu sopinha, arroz com almôndegas e claro, a já famosa gelatina. Comeu razoavelmente bem, pois a febre voltou e começou a ficar muito constipadinho.
A tarde foi passada em casa, já com o soro em "punho" pois o Afonsinho estava cada vez mais constipado, enquanto o F. e o G. foram ao futebol.
Acabámos por ir comprar o jantar mas, o Afonsinho acabou por vomitar a sopa, por causa da expectoração.
Passou a noite bastante agitado. Hoje e apesar de já não ter febre, estava muito murchinho e não queria almoçar, acabei por lhe fazer uma papa de fruta com bolacha.
Quando chegámos a casa, fui logo fazer-lhe aerosol (só com soro) e após o leitinho adormeceu e está bastante tranquilo, vamos ver como corre a noite, para ver se manhã podemos ir à TO, que é logo às 9 horas, a escolinha e à natação à tarde.
Apesar da constipação do Afonsinho e do Sporting ter perdido, o fim de semana correu bastante bem, entre muita brincadeira, disparates, risos e mais risos e ainda alguns percalços, parece que, definitivamente, a nossa família "meio amalucada" mas saudável e feliz está de volta...
3 comentários:
Dina,
De passinho em passinho este bravo menino está sempre a nos surpreender.
Eu vou lembrar sempre dele quadno escutar ou falar: "É bom..."
Pode não ser a palavra mais correta para pedir comida, mas bem pode estar associada ao prazer que ele já senter em se alimentar.
E repito as suas palavras: É fantástico!
Beijos e uma semana sem resfriados e muitas outras alegrias!
Carol
É bom mesmo que o Afonsinho consiga comunicar cada vez melhor, não são as palavras certas OK mas servem, as certas virão entretanto...
Muitos beijinhos para o rapazola que está a ficar com um sorriso bem malandro...
beijinhos
Cristina
http://blogs.clubedospais.pt/ccsantos
E eu já ouvi ao vivo e a cores...É BOMMMMMMMMMMM!!!
Grande Afonsinho, sempre a evoluir, sempre a crescer.
Independentemente de não ser a maneira mais correcta de pedir comida, é uma maneira....é o começo de muitas e muitas palavrinhas que ainda virão.
Também o Guilherme tem palavras, nem sempre correctas para se referir a certas coisas, por exemplo:
Água, tanto é água para beber, como quando se refere ao banho diz água, assim como à piscina. Quando vê o mar e apesar de saber dizer a palavra mar, até porque diz água-do-mar (a de colocarmos no nariz), raramente diz mar.
Assim o importante mesmo é eles conseguirm fazer a associação e aí sim o Afonsinho está a ganhar pontos pois já vos consegue transmitir de forma oral que quer comer.
Beijocas grandes
Enviar um comentário