Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

domingo, 22 de março de 2009

Mais um passinho!!!

Este fim de semana, recuperámos o ânimo e após o descanso estamos novamente preparados para regressar à nossa rotina, para a última semana de aulas dos miúdos e entrar num novo período de férias.

O fim de semana foi bastante calmo e tranquilo.

Pela primeira vez, viajámos sem comida pensada para o Afonsinho, a não ser o seu leite (voltámos ao Nutriben AR, que é definitivamente o que ele melhor suporta), a fruta e as bolachas para a papa.

Assim o Afonsinho, acompanhou-nos em todas as refeições.

No sábado ao pequeno-almoço (após já ter comido a sua papinha) comeu imenso queque (neste café onde tomamos o pequeno almoço, têm uns queques gigantes, cada queque dá para nós os cinco!) e fomos brindados com uma nova e GRANDE novidade!

Já há alguns meses que o Afonsinho diz "é bom" e direcciona estas palavras para o que lhe dá prazer e para o que gosta, nomeadamente o comer. Quando quer comer, ainda não sabe pedir por palavras mas, sabe pedir, comunicando com os olhos e também com o movimento da boca.

No sábado, enquanto estava a comer o queque, fui lhe perguntando se queria comer mas, em vez de lhe dar de imediato fui comendo eu, ao fim de dois pedaços disse "É bom"". Perguntei-lhe "Queres queque?" e ele voltou a responder "É bom".

Já está!!!

Conseguimos estabelecer a primeira ligação, através da comunicação oral, para ele pedir comer.

Claro, que as palavras usadas (é bom), não são as mais correctas e adequadas (pelo padrão, claro está!) mas, são palavras que ele associa de forma clara e correcta ao que quer e durante este fim de semana foi pedindo comer, dizendo "é bom".

O 1º passo está dado e agora vamos avançar para as palavras correctas e um dia destes (quem sabe bem mais cedo do que alguma vez imaginámos) o Afonsinho está a pedir comer, verbalizando e utilizando as palavras adequadas.

Simplesmente, FANTÁSTICO!!!

Fomos dar um passeio de buggy, com o Afonsinho sentadinho entre mim e a mana, sossegadinho e muito bem comportado, enquanto a paisagem nos envolvia na sua calma, o sol, apesar de timido, no céu cinzentado, reflectia-se de forma clara e limpida no mar.


Depois do passeio, fomos almoçar. O Afonsinho, comeu sopinha, arroz com almôndegas e claro, a já famosa gelatina. Comeu razoavelmente bem, pois a febre voltou e começou a ficar muito constipadinho.

A tarde foi passada em casa, já com o soro em "punho" pois o Afonsinho estava cada vez mais constipado, enquanto o F. e o G. foram ao futebol.

Acabámos por ir comprar o jantar mas, o Afonsinho acabou por vomitar a sopa, por causa da expectoração.

Passou a noite bastante agitado. Hoje e apesar de já não ter febre, estava muito murchinho e não queria almoçar, acabei por lhe fazer uma papa de fruta com bolacha.

Quando chegámos a casa, fui logo fazer-lhe aerosol (só com soro) e após o leitinho adormeceu e está bastante tranquilo, vamos ver como corre a noite, para ver se manhã podemos ir à TO, que é logo às 9 horas, a escolinha e à natação à tarde.

Apesar da constipação do Afonsinho e do Sporting ter perdido, o fim de semana correu bastante bem, entre muita brincadeira, disparates, risos e mais risos e ainda alguns percalços, parece que, definitivamente, a nossa família "meio amalucada" mas saudável e feliz está de volta...

3 comentários:

Carol Timm disse...

Dina,

De passinho em passinho este bravo menino está sempre a nos surpreender.

Eu vou lembrar sempre dele quadno escutar ou falar: "É bom..."

Pode não ser a palavra mais correta para pedir comida, mas bem pode estar associada ao prazer que ele já senter em se alimentar.

E repito as suas palavras: É fantástico!

Beijos e uma semana sem resfriados e muitas outras alegrias!
Carol

Anónimo disse...

É bom mesmo que o Afonsinho consiga comunicar cada vez melhor, não são as palavras certas OK mas servem, as certas virão entretanto...

Muitos beijinhos para o rapazola que está a ficar com um sorriso bem malandro...

beijinhos
Cristina
http://blogs.clubedospais.pt/ccsantos

CláudiaMG disse...

E eu já ouvi ao vivo e a cores...É BOMMMMMMMMMMM!!!

Grande Afonsinho, sempre a evoluir, sempre a crescer.
Independentemente de não ser a maneira mais correcta de pedir comida, é uma maneira....é o começo de muitas e muitas palavrinhas que ainda virão.
Também o Guilherme tem palavras, nem sempre correctas para se referir a certas coisas, por exemplo:
Água, tanto é água para beber, como quando se refere ao banho diz água, assim como à piscina. Quando vê o mar e apesar de saber dizer a palavra mar, até porque diz água-do-mar (a de colocarmos no nariz), raramente diz mar.
Assim o importante mesmo é eles conseguirm fazer a associação e aí sim o Afonsinho está a ganhar pontos pois já vos consegue transmitir de forma oral que quer comer.

Beijocas grandes

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados