Hoje, mais uma vez, ficámos a fazer ronha e chegámos tarde à escola.
Pelo caminho, voltámos a ter choro.
Quando chegámos a P. estava tristinha, porque duas amiguinhas do Afonsinho tinham indo para a sala da Pré-marcha, hoje ainda a titulo de experiência.
A P. fica muito preocupado, porque o Afonsinho vai perder as amiguinhas que interagem com ele mas, a vida é assim e não podemos ter tudo.
Eu também fico tristinha mas, a nossa opção passa pela estabilidade do Afonsinho e pela ajuda preciosa da P.
Estive a contar-lhe os acontecimentos de ontem e deixou escapar que para ela também foi muito difícil, aceitar a injustiça que aconteceu ao Afonsinho, foi duro, durante os primeiros tempos mas, tal como nós, começou logo a lutar por ele e nós sabemos e penso que ela também, que é uma das pessoas mais importantes na vida dele e que toda a sua dedicação e amor, vão produzir lindos e grandes "frutos"...
Hoje, consegui finalmente tomar um café, com a mãe de um menino que fazia piscina com o Afonsinho no EUL. A C. tem uma menina, agora com 18 meses, que nasceu prematura e que também tem paralisia cerebral.
Adorei conhecê-la, mais uma mãe lutadora e cheia de coragem e pelo café de hoje, que durou duas horas, parece-me que rapidamente, terei mais uma "nova" amiga.
Depois fui buscar o Afonsinho à escolinha e seguimos em direcção à Liga.
Hoje tínhamos a sessão preferida do Afonsinho, terapia ocupacional.
Os exercícios mantém-se e o Afonsinho continua a colaborar de forma activa e empenhada.
Enquanto o Afonsinho trabalhava, eu e as terapeutas (fisio e fala) estávamos a ver as fotografias das mini-férias e os vídeos.
Um dos vídeos mostra o Afonsinho a dizer de forma clara a palavra "água". A terapeuta da fala nem queria acreditar, o terapeuta ocupacional estava cheio de "ciumes" por ninguém lhe mostrar o vídeo.
Ainda não tive oportunidade para falar com ela sobre esta palavra mas, faz-me bastante confusão como é que o Afonsinho a consegue pronunciar tão bem, com tantas dificuldades motoras e de coordenação.
Obviamente, que esta confusão é a minha parte racional, aquela que quer perceber tudo, porque a outra, está super, hiper, mega, feliz!!!
Depois de ir buscar a C. à escola, seguimos para a aula de natação.
O Afonsinho estava super cansado, a principio foi colaborando, "nadar" com a cabeça levantada, mergulhos, lateralizações, exercícios com os braços mas, quando a R. o sentou na beira da piscina, não conseguia segurar a cabeça, estava de olhos fechados e se o deixasse-mos ficaria ali a dormir...
Sem duvida, que duas terapias seguidas, depois de uma manhã de escola e sem dormir, não funciona.
Domingo, temos novamente aula e de certeza, que o Afonsinho, vai compensar o que hoje não conseguiu fazer.
2 comentários:
Não é fácil mesmo, meio dia de escola e mais uma tarde cheia de terapias não é nada fácil mesmo.
Sinceramente muito colaborante é o Afonsinho, porque apesar de cansado reage muito bem aos desafios.
Bjks
Ès um grande guerreiro e trabalhador. Parabéns Afonsinho pelo teu trabalho.
Beij. M.M.G.
Enviar um comentário