Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

domingo, 18 de janeiro de 2009

Muito BOM!!!


Hoje começámos o dia bem cedinho. O Afonsinho tomou o pequeno almoço e depois fomos lavar a cara, as mãos e os dentinhos.

Estive a falar com a terapeuta da fala e perguntei-lhe se já podia começar a utilizar a escova de dentes, uma vez que a hiper-sensibilidade intra-oral está ultrapassada e ela concordou.

Assim, hoje começámos a lavar os dentinhos com escova e pasta de dente com sabor a morango. O Afonsinho não reagiu nada mal mas, o que ele gostou mesmo foi de comer a pasta de dentes.

No fim, fiz os exercícios com a gaze (que antes serviam para lavar também os dentes) porque, há mais dentinhos a romper e muitos que ainda não saíram totalmente e continua a ser importante massajar e estimular as gengivas.

Depois de estar vestidinho, esteve sentado, SOZINHO, no sofá, não birrou, não fez hiper-extensão mas, como é muito "espertinho", enfiou a cabeça entre as almofadas do sofá, porque assim podia brincar com o Noddy e não ter que fazer esforço para manter a cabeça direita.

Hoje, como compensação da aula de sexta-feira, a que faltámos, porque o Afonsinho estava com febre, tivemos aula de natação adaptada.

Dentro de água contámos com a ajuda e a companhia da mana, que já tinha sido convidada a participar nas aulas do irmão imensas vezes, afinal o Afonsinho faz natação desde os seis meses mas, só hoje e pela primeira vez entrou na água com ele.

Quando entrámos, o Afonsinho parecia estar um pouco ensonado mas, também tinha acordado às 5h da manhã...

A aula foi ESPECTACULAR!!!!

A R. começou por "brincar" com ele, fazendo lateralizações com as bochechas na água, o que ele simplesmente ADORA.

O primeiro jogo foi com bolas e o Afonsinho tinha que as apanhar e colocar no cesto, não mostrou qualquer interesse por este jogo.

Fui buscar umas figuras que completam uma quinta com uma casa, cerca, tractor e vários animais, prenda de natal da minha amiga Cláudia. O Afonsinho que gosta muito do jogo e está habituado a fazê-lo na "nossa" hidroterapia caseira, tornou-se logo muito atento e participativo.

Conseguiu agarrar em vários objectos (tractor, vaca, gato, porco,...) um de cada vez, umas vezes com a mão direita e outras com a esquerda e andou na posição ventral, a fazer um "circuito" na piscina, mantendo a cabeça levantada.

Consoante a figura íamos cantando uma canção para fazer associação, o Afonsinho ia olhando para a mão e vendo a imagem que levava, ao mesmo tempo tinha que coordenar a cabeça para não bater com a cara na água e engolir uns "pirolitos".

Conseguiu segurar as figuras, até as "colar" na parede da piscina, mesmo quando a terapeuta o fez dar saltos (alguns com bastante altura e seguidos).

Foi conseguindo manter a cabeça levantada, com uma boa postura, e quando a deixava cair e ia com a cara à água, foi-se defendendo, fechando a boca (por duas ou três vezes, acho que ainda engoliu um bocadinho de água) e levantando-se rapidamente a cabeça.

Foram grandes FEITOS mas ainda tivemos um melhor. A figura da casa é bastante maior do que as outras e após insistência (o Afonsinho continua a reagir mal quando agarra os objectos com as duas mãos), com muita calma e paciência, conseguimos que ele agarra-se com as DUAS MÃOS a figura e lá fez o circuito pela piscina enquanto cantámos a "minha da casinha" dos Xutos, até a colar na parede da piscina.

Foi a PRIMEIRA vez que conseguiu!!!!

YUPI!!!!!

A C. esteve a ler-lhe uma história enquanto o Afonsinho estava com as mãos e o tronco apoiados no colchão e as pernas na água.

Depois com um livro que era um telefone, a R. que está sempre a testar os limites do Afonsinho, é super exigente, porque (graças a Deus) quer sempre mais, sentou-o em cima do colchão, com as mãos apoiadas.

Com a nossa ajuda, conseguiu a manter uma boa postura das mãos (abertas) sobre o colchão, cantámos a canção "Está lá, está lá, quero falar com o meu papá!" da bebé Lili e o Afonsinho, a olhar para o livro, foi mantendo a cabeça bem direita e mantendo uma óptima postura e equilíbrio, afinal estava em cima de um colchão que estava dentro de água. Depois começámos a notar o cansaço mas, a meu pedido e dizendo que era só mais uma vez, um último esforço, lá foi levantando uma e outra a vez a cabeça, nunca a deixando cair para trás ou para os lados.

Bravo, meu pequeno bebé!!!!!

Provas e exercícios MAIS que SUPERADOS!!!!

Para acabar, ainda de uma forma mais brilhante, uns belos jactos da jacuzzi, com relaxamento das pernas (com exercícios de alongamento e abertura das pernas), das mãos e dos braços.

Depois, um belo duche de água quente, para felicidade do Afonsinho que adora e ainda fomos brindadas com o seu sorriso e por TRÊS vezes, disse "É BOM!".

O balneário estava vazio e sossegado e a temperatura muito amena, assim, ainda tive o prazer de poder fazer uma massagem ao Afonsinho.

É BOM, meu bebé, é mesmo muiiito bom!!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom, muito bom, saber dessas novidades. :)
Beijos pra vocês.

Maria disse...

Parabéns ao Afonsinho pelo trabalho e a toda a equipa .Todo este trabalho é duro digo por experiência própia, se a mim me custa quanto mais aos nossos meninos,mas o que tem que ser tem muita força e lá temos que aguentar, força Afonsinho, tens sido um guerreiro!
beij. com muito amor.
M.M.G.

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados