Hoje começámos o dia bem cedinho. O Afonsinho tomou o pequeno almoço e depois fomos lavar a cara, as mãos e os dentinhos.
Estive a falar com a terapeuta da fala e perguntei-lhe se já podia começar a utilizar a escova de dentes, uma vez que a hiper-sensibilidade intra-oral está ultrapassada e ela concordou.
Assim, hoje começámos a lavar os dentinhos com escova e pasta de dente com sabor a morango. O Afonsinho não reagiu nada mal mas, o que ele gostou mesmo foi de comer a pasta de dentes.
No fim, fiz os exercícios com a gaze (que antes serviam para lavar também os dentes) porque, há mais dentinhos a romper e muitos que ainda não saíram totalmente e continua a ser importante massajar e estimular as gengivas.
Depois de estar vestidinho, esteve sentado, SOZINHO, no sofá, não birrou, não fez hiper-extensão mas, como é muito "espertinho", enfiou a cabeça entre as almofadas do sofá, porque assim podia brincar com o Noddy e não ter que fazer esforço para manter a cabeça direita.
Hoje, como compensação da aula de sexta-feira, a que faltámos, porque o Afonsinho estava com febre, tivemos aula de natação adaptada.
Dentro de água contámos com a ajuda e a companhia da mana, que já tinha sido convidada a participar nas aulas do irmão imensas vezes, afinal o Afonsinho faz natação desde os seis meses mas, só hoje e pela primeira vez entrou na água com ele.
Quando entrámos, o Afonsinho parecia estar um pouco ensonado mas, também tinha acordado às 5h da manhã...
A aula foi ESPECTACULAR!!!!
A R. começou por "brincar" com ele, fazendo lateralizações com as bochechas na água, o que ele simplesmente ADORA.
O primeiro jogo foi com bolas e o Afonsinho tinha que as apanhar e colocar no cesto, não mostrou qualquer interesse por este jogo.
Fui buscar umas figuras que completam uma quinta com uma casa, cerca, tractor e vários animais, prenda de natal da minha amiga Cláudia. O Afonsinho que gosta muito do jogo e está habituado a fazê-lo na "nossa" hidroterapia caseira, tornou-se logo muito atento e participativo.
Conseguiu agarrar em vários objectos (tractor, vaca, gato, porco,...) um de cada vez, umas vezes com a mão direita e outras com a esquerda e andou na posição ventral, a fazer um "circuito" na piscina, mantendo a cabeça levantada.
Consoante a figura íamos cantando uma canção para fazer associação, o Afonsinho ia olhando para a mão e vendo a imagem que levava, ao mesmo tempo tinha que coordenar a cabeça para não bater com a cara na água e engolir uns "pirolitos".
Conseguiu segurar as figuras, até as "colar" na parede da piscina, mesmo quando a terapeuta o fez dar saltos (alguns com bastante altura e seguidos).
Foi conseguindo manter a cabeça levantada, com uma boa postura, e quando a deixava cair e ia com a cara à água, foi-se defendendo, fechando a boca (por duas ou três vezes, acho que ainda engoliu um bocadinho de água) e levantando-se rapidamente a cabeça.
Foram grandes FEITOS mas ainda tivemos um melhor. A figura da casa é bastante maior do que as outras e após insistência (o Afonsinho continua a reagir mal quando agarra os objectos com as duas mãos), com muita calma e paciência, conseguimos que ele agarra-se com as DUAS MÃOS a figura e lá fez o circuito pela piscina enquanto cantámos a "minha da casinha" dos Xutos, até a colar na parede da piscina.
Foi a PRIMEIRA vez que conseguiu!!!!
YUPI!!!!!
A C. esteve a ler-lhe uma história enquanto o Afonsinho estava com as mãos e o tronco apoiados no colchão e as pernas na água.
Depois com um livro que era um telefone, a R. que está sempre a testar os limites do Afonsinho, é super exigente, porque (graças a Deus) quer sempre mais, sentou-o em cima do colchão, com as mãos apoiadas.
Com a nossa ajuda, conseguiu a manter uma boa postura das mãos (abertas) sobre o colchão, cantámos a canção "Está lá, está lá, quero falar com o meu papá!" da bebé Lili e o Afonsinho, a olhar para o livro, foi mantendo a cabeça bem direita e mantendo uma óptima postura e equilíbrio, afinal estava em cima de um colchão que estava dentro de água. Depois começámos a notar o cansaço mas, a meu pedido e dizendo que era só mais uma vez, um último esforço, lá foi levantando uma e outra a vez a cabeça, nunca a deixando cair para trás ou para os lados.
Bravo, meu pequeno bebé!!!!!
Provas e exercícios MAIS que SUPERADOS!!!!
Para acabar, ainda de uma forma mais brilhante, uns belos jactos da jacuzzi, com relaxamento das pernas (com exercícios de alongamento e abertura das pernas), das mãos e dos braços.
Depois, um belo duche de água quente, para felicidade do Afonsinho que adora e ainda fomos brindadas com o seu sorriso e por TRÊS vezes, disse "É BOM!".
O balneário estava vazio e sossegado e a temperatura muito amena, assim, ainda tive o prazer de poder fazer uma massagem ao Afonsinho.
É BOM, meu bebé, é mesmo muiiito bom!!!!
2 comentários:
Bom, muito bom, saber dessas novidades. :)
Beijos pra vocês.
Parabéns ao Afonsinho pelo trabalho e a toda a equipa .Todo este trabalho é duro digo por experiência própia, se a mim me custa quanto mais aos nossos meninos,mas o que tem que ser tem muita força e lá temos que aguentar, força Afonsinho, tens sido um guerreiro!
beij. com muito amor.
M.M.G.
Enviar um comentário