Hoje, acordei muito mal disposta, com muitas dores e pouca disposição mas, de repente olhei para o Afonsinho, que me brindou logo pela manhã com um lindo sorriso e mudei imediatamente de disposição.
Durante o pequeno almoço, estivemos a ver o ursinho Paddington, na Rtp2. O Afonsinho gosta do genérico mas, não se interessa pelos desenhos animados. Mudaram a programação toda e agora já não conseguimos ver os desenhos favoritos dele.
A caminho da escolinha, fomos a ouvir o CD do avô Cantigas, entre o refrão do fantasminha constipado lá ia se calando um bocadinho mas, só até o "motor" pegar, porque quando começa a chorar, só se cala mesmo quando chegamos e eu o tiro da cadeira.
Hoje, na escolinha estiveram a pintar.
Primeiro pintaram com os pezinhos, com tinta cor de rosa. Cada pezinho, deu origem a uma pétala de uma flor para oferecerem à Directora na 2ª feira, pelo 14º aniversário do colégio, estava fantástica!
Depois fizeram um desenho, com o dedo indicador, com o titulo a minha escola, o desenho do Afonsinho estava lindo, com uma casa, uma árvore, uma cerca, o sol, tudo feito com o seu dedinho indicador direito e com a ajuda e paciência da P.
Fiquei emocionada, porque o dedo indicador do Afonsinho, ainda está "problemático" (em "gatilho") e tem sido com muita insistência e persistência que temos conseguido que ele o começasse a manter esticado.
VIVA!!!!
Hoje só dormiu, 10 minutos. Adormeceu de imediato, quando o coloquei na caminha mas, passados 10 minutos acordou a chorar muito aflito e não voltou a adormecer
Na terapia ocupacional, continua a fazer integração sensorial com a tábua elevada, treino para sentar, controlo de tronco e de cabeça.
Hoje o terapeuta esteve a brincar com ele com fantoches, o Afonsinho adorou.
Conversámos sobre os objectivos da fisioterapia, disse-lhe que não concordava com o utilizar as sessões para sentar o Afonsinho no banco triangular, porque esse tempo seria apenas para o ver-mos chorar e na escolinha e em casa podiamos fazê-lo de forma tranquila.
Em relação à sequência motora, disse-lhe que tinha ouvido, percebido mas que não tinha gostado.
O terapeuta disse-me que devemos tentar fazer sempre o melhor e procurar as melhores posturas mas, que me compreendia, se fosse pai de uma criança com dificuldades e lhe perguntassem se preferia que o filho andasse ainda que forma "incorrecta" ou que não andasse, era óbvio que ele preferia que andasse.
Eu sei que o desenvolvimento normal passa, por segurar a cabeça, rolar, conseguir da posição deitado passar a sentado, sentado, gatinhar, levantar agarrado (equilíbrio), andar, pular, saltar...
Mas, estamos a falar de uma criança com dificuldades e penso que temos que ir atrás dela e do que consegue fazer e não levá-la atrás de nós e dos nossos objectivos.
O Afonsinho já rola, fica de lado, de barriga para cima, de barriga para baixo e já fica sentado sozinho por alguns períodos, se cair não consegue voltar a sentar-se, é verdade mas, no caso dele, tenho a certeza que quando conseguir ter o controlo total da cabeça, vai conseguir sentar-se e depois de sentir confiança, vai conseguir sentar-se numa cadeira.
Possivelmente irá gatinhar ainda antes de conseguir passar da posição de deitado a sentado e qual é o problema?
O importante, para nós, é que ele consiga, não nos interessa se é a ordem natural do desenvolvimento ou não!
2 comentários:
Como eu a comprendo "D" eu ficava furiosa no CR.de A. quando obrigavam o "G" a GATINHAR, ele chorava imenso,a terap. contestava comigo e dizia que tinha que ser eu nunca vi,a minha C. e nem a minha filha gatinhar,a mãe do B. começou andar com 9 meses não gatinhou e nem a C.mas elas é( bay bock )e tem que ser como querem e por isso eu digo que o B levou mais tempo a andar depois, porque era mais fácil gatinhar e mais rápido.Depois foi outra tourada para se sentar,levantar-se e os apoios para se levantar porque não eram corretos porque o B. fazia como ele queria e não como elas queriam, eu nos dias que ia com ele vinha sempre furiosa!
porque via aqui os outros meninos ditos normais e ninguém os obrigava a levatarem assim ou assado,cada criança cria as suas formas,mas não, não pode ser é tudo ao milimetro para os nossos amores, passam imenso, beijocas com muito carinho e muito amor,força mamã para aceitar tantas regras que á dias que apetece agarrar neles e fugir.
M.M.G.
Pois é minha amiga, compreendo-te perfeitamente pois bem sei o que é quererem seguir à risca o que está estipulado, o "como deve ser", o "by the book".
Também eu muitas vezes tenho dúvidas se deverá ser assim mesmo, penso que as coisas deveriam ser mais individualizadas, mais vocacionadas para cada criança e não seguindo sempre as regras e as "Checks list´s".
Um beijinho
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