Há já algum tempo que o Afonsinho começou a pedir comida, a demonstrar que tinha fome e a diferenciar muito bem o que gosta e não gosta de comer.
Nesta nossa batalha diária, não tenho a menor dúvida, que a mais difícil e dolorosa que já travámos até hoje, foi a alimentação.
Até Setembro, data em que foi oficialmente decretado que não seria necessário proceder à colocação do botão no umbigo (alimentação directa ao estômago), sempre lutámos contra os prognósticos e os diagnósticos que diziam que o Afonsinho nunca seria capaz de ser alimentado sem ser por sonda e mais tarde através do tal botão.
Sofremos muito, fizemos o Afonsinho sofrer muito mas, hoje e pela primeira vez, almoçou connosco.
É oficial, a partir de hoje, e sempre que a comida seja apropriada, o Afonsinho come do nosso comer.
Nesta primeira fase, vamos continuar a dar-lhe a "sua" sopa (puré de legumes com peixe ou carne passados - pastoso) e de seguida o nosso comer, hoje comeu ARROZ E FRANGO GRELHADO COM SALADA DE TOMATE e depois a sua frutinha (com bolacha) de sobremesa.
Confesso que, estava apreensiva e com medo que ele se engasgasse, nem sei bem porquê, porque ele nunca se engasga e quando "apanha" um bocadinho maior consegue deitá-lo fora. Assim, com muita atenção e preparada para qualquer eventualidade lá lhe fui dando o seu almocinho.
O Afonsinho estava deliciado e comeu tudo mastigando muito bem. Por vezes parava de mastigar com alguma comida ainda dentro da boca mas, mal eu lhe dizia que tinha que continuar a mastigar, de imediato mastigava e engolia.
UM VERDADEIRO ESPECTÁCULO!!!!!
Não podia ter recebido um presente melhor, foram dois anos de luta diária, uma luta dura, difícil, complexa e muito complicada mas, hoje posso dizer que estou muito orgulhosa do meu querido filho e de mim, porque NUNCA desistimos!!!!
Estamos preparados para continuar a lutar, neste novo ano que se aproxima, entusiasmados, com esperança que dia a dia vamos continuar a vencer, um a um, independentemente do tempo que demorar, cada um dos obstáculos que ainda nos falta ultrapassar ....
3 comentários:
Que bom ler este post. Quando o meu bebé estava internado no hospital, estava lá outro bebé ainda muito pequenino, e os médicos estavam a dizer exactamente isso, que aquele bebé nunca iria se alimentar sozinho e que tinha que ser alimentado por sonda, depois chegou outra médica que disse um pouco zangada: "sonda? que sonda? vão por uma sonda no bebé para que? para que nunca mais consiga mesmo comer? Nada de sondas, isso é a lei do menos esforço. Ele consegue com esforço e dedicação de quem tomar conta dele."
Naquela altura aquilo fez-me muito sentido às vezes acomodamos-nos à lei do menos esforço, mas todos os bebés, e sobretudo os que têm necessidades especiais precisam é de esforço e dedicação e ao ritmo deles vão conseguindo as suas vitórias.
Parabéns ao Afonsinho e também à mãe por esta vitória.
beijinhos e bom ano
Cristina
http://blogs.clubedospais.pt/ccsantos
Boa Afonsinho.....
Ao ler-vos hoje só me ocorre dizer-vos:
"Prova Superada"....LOL
Apartir de agora será sempre a melhorar e o Ano de 2009 será um ano fantástico carregado de muita coisa boa!
Beijinhos
"D" neste momento já conhece o B., mesmo assim a toda a hora tenho que recorda-lo que tem dentinhos e que os tem de usar, caso contrário engole a comida sem mastigar, temos que estar sempre com atenção e adizer-lhe os dentinhos B. mastiga, mas eles vão lá.E parabéns ao Afonsinho e papás mais uma barreira vencida. beijocas a todos...M.M.G.
Enviar um comentário