Na quinta feira e pela primeira vez, o Afonsinho passou o dia todo na escolinha, porque a equipa multidisciplinar que o acompanha, foi visitar a escolinha.
O dia começou bem disposto, com o Afonsinho a comer bem o pequeno almoço acompanhado pelo "burrinho trotro", na Rtp2, ele gosta especialmente da musica.
A caminho da escola a choradeira (infelizmente) usual.
Passou a manhã a brincar com os amigos, esteve sentado na cadeirinha nova, sem fazer hiper-extensão e sem birrar (viva!!!) e ainda conseguiu estar sentado no colchão encostado à parede com maior tolerância.
Ao meio dia fui levar o almoço. A P. já estava prevenida da birra que normalmente acompanha a refeição mas, CLARO, a nossa caixinha de surpresas, como sempre surpreendeu-nos. Almoçou lindamente, conseguindo comer para além do peixinho, a fruta com bolacha, sem se ouvir...
A P. adorou e quer experimentar dar-lhe o almoço.
Fiquei muito, mesmo muito contente!!!
Depois do almoço, a P. mudou-lhe a fralda e foi deitá-lo na caminha. A cama é branca em ferro, com um véu branco e um laço em azul, um mimo. O Afonsinho, adormeceu de imediato e dormiu quase duas !!! horas.
Por volta das 15h00, foi para o tapete brincar com a amiga B. Estavam os dois sentadinhos de frente um para o outro e a B. queria tirar-lhe o brinquedo mas, o Afonsinho não deixou. De repente escorregou para a frente e ficou deitado com a cabeça no colo dela, foi um momento fantástico mas, o Afonsinho não chorou, nem pediu ajuda e devagarinho conseguiu sair daquela posição, ficando de barriga para baixo no colchão. VIVA!!!!
Entretanto, os terapeutas acompanhados pela directora (responsável pelo programa de intervenção precoce) chegaram. Explicaram à P. algumas posições e posturas que o Afonsinho devia adaptar e ela explicou-lhes o que costumava fazer.
O Afonsinho está muito bem integrado na salinha e na escolinha.
A equipa gostou muito do espaço e da educadora e ficaram muito surpreendidos, pela positiva com o comportamento do Afonsinho e incentivaram-me a dar o próximo passo: Deixar o Afonsinho comer e dormir na escolinha.
Acho que ainda é muito cedo, estava nos meus planos que isso pudesse acontecer lá para Abril ou Maio mas, também não contava com uma integração e uma aceitação tão boa por parte do Afonsinho assim tão fácil e tão rápida. Vamos ver...
O Afonsinho saiu da escolinha às 16h30, teve um comportamento excelente, ultrapassando qualquer expectativas.
Continuamos, neste nosso caminho, caminho de luz, cada vez mais confiantes e com mais motivos para sorrir...
2 comentários:
Então o caminho não se faz caminhando? Nós esquecemos-nos disso às vezes...mas o Afonsinho não se esquece. Nós fazemos planos e traçamos objectivos, mas eles, os heróis pequeninos é que fazem o caminho e o Afonsinho está a fazer o seu caminho cada vez com passos mais compridos :-)
Beijinhos
http://blogs.clubedospais.pt/ccsantos
Pois é Dina, concordo com tudo que disse a Cristina, caminha caminhando e é assim que o Afonsinho tem feito, ao seu ritmo, mais devagar, mas ele lá vai caminhando.
Planos??? Projectos??? Metas??? Essas palavras deveriam ser riscadas dos nossos dicionários, pois sempre que planeamos algo os nossos meninos surpreende-nos sempre pela positiva e depois somos nós as mães que não estavam preparadas para anteciparmos certas situações.
Beijinhos e fiquei meuito feliz pelas novidades
Enviar um comentário