Hoje de tarde, tivemos fisioterapia e terapia da fala.
Na fisioterapia portou-se muito bem e fez todos os exercícios.
Hoje o Afonsinho teve uma enorme assistência, a turma do mano, que esteve na Liga numa reunião preparatória para uma visita de estudo que tem como objectivos:
- Incentivar o voluntariado
- Aceitar a diferença de forma activa
- Conhecer outras realidades da sociedade em que estão inseridos
Este ano o lema do colégio é "Um Mundo a Partilhar" e esta acção de solidariedade, realizada por alunos do 9º ano, com 14 e 15 anos é um óptimo exemplo deste espírito que se quer de partilha, de amor pelo outro, de entre ajuda.
Assim, o G. foi convidado a participar na terapia do Afonsinho, fazendo bolinhas de sabão, estímulos que ajudam a postura e o equilíbrio da cabeça e do tronco e ainda visão/mão.
A reacção do Afonsinho foi FANTÁSTICA, sorriu, riu, vocalizou.
Os colegas gostaram muito, a Directora de Turma que já não vi o Afonsinho há alguns meses nem queria acreditar que era o mesmo bebé.
A fisioterapeuta adorou a reacção do Afonsinho, elogiando o trabalho desenvolvido em família e em especial pelos irmãos.
O G. estava orgulhoso do seu pequeno tesouro e por poder mostrar aos colegas, como o Afonsinho é lindo e feliz.
Depois terapia da fala, após os exercícios, demos lanche ao Afonsinho. Começou a terapeuta, apesar de estar ao colo estava numa posição em que não podia mandar-se para trás, ficou furioso e começou a birrar e ela não lhe conseguiu dar comer. Depois dei-lhe eu mas, estava tão zangado que estava sempre a fazer hiper-extensão, não correu muito bem mas, deu para a terapeuta perceber as evoluções.
Assim, fecha e abre correctamente a boca, os maxilares têm movimentos normais e adequados (sem espasmo de abertura ou fecho), retira os alimentos da colher, os lábios fecham e o lábio superior está a trabalhar de forma adequada, a língua tem os movimentos normalizados (nem hipertonia, nem hipotonia), deglute sem dificuldade.
Em resumo tudo normalizado.
Em relação à postura e ao facto de se atirar para trás, a opinião da terapeuta e da fisioterapeuta é que é uma forma encontrada, inicialmente, para se conseguir alimentar, neste momento estes movimentos já não são necessários mas ele ainda não percebeu isso. A opinião é não contrariar e esperar que ele cresça mais um bocadinho e perceber que já não tem necessidade de o fazer.
Mais um passinho, mais um avanço, continuamos no nosso caminho, felizes e sorridentes...
2 comentários:
Bem.....só tenho a dizer...."caminha caminhando". Acho que este lema adoptado por vós é o vosso ideal.
Beijinhos
Cláudia
Mas o Afonsinho está a dar é uns grandea passos VIVA...Boa meu pequeno grande homen mostra o que vales.Beij.
Enviar um comentário