O Afonsinho, depois de mais uma manhã na escolinha e de se ter portado muito bem, almoçou lindamente e adormeceu SOZINHO na sua caminha. Foi a PRIMEIRA VEZ, viva!!!
Hoje foi dia de fisioterapia e terapia da fala, com direito a assistência, a educadora acompanhou-nos para assistir à terapia da fala.
Felizmente, um bocadinho antes da hora combinada, enviou-me uma sms, porque, uma vez mais, já me tinha esquecido e de certeza que me tinha indo embora sem ela.
O Afonsinho portou-se muito bem na fisioterapia, brincou com espuma e gostou de mexer com os pés. Quando foi lavar os pés ficou todo contente, adora a água e consegui-o colocar também a mão dentro de água. Sentou-se na table form, não chorou mas esteve sempre a fazer hiper-extensão para sair da cadeira.
Na terapia da fala, voltou a não colaborar. A terapeuta quer tirar-lhe o colinho da mamã, acha que já mereço ter tempo para ir tomar um café e fez os exercícios respiratórios e as massagens faciais com ele deitado no tapete e de barriga para cima, o que ele detesta.
No fim da sessão e após mais uma massagem com gelo, reparei que ele não se tinha babado. Quando comentei com a terapeuta, recebi um lindo sorriso, "eu estava a dizer-lhe mãe, este miúdo é um verdadeiro espectáculo!"
A fisioterapeuta, esteve a falar com a educadora e disponibilizou-se para o que fosse necessário. A educadora estava mais preocupada em manter a conversa a nível pessoal, não percebendo, que isso provoca desagrado nas outras pessoas, na terapeuta e em mim, enfim!
Esta questão é para mim complicada, parece-me, nitidamente, que esta educadora é bastante imatura e não tem noção dos limites. Hoje no carro dizia-me que o mal do nosso país, era que as pessoas não estavam disponíveis para ouvir. Grande verdade mas, no caso dela, ela está é super disponível para falar!
Agora eu penso, ela conhece tão mal o Afonsinho, ainda só esteve três vezes com ele e fala tanto. Não está num nível superior de conhecimento maior que a P. (educadora da escolinha) que, a partir de amanhã, já terá mais horas de contacto com o Afonsinho do que ela, não é portanto, neste momento, uma mais valia para o desenvolvimento do Afonso.
A escolinha do Afonsinho é um projecto para vários anos (até ele entrar na escola primária) com o tempo, como é óbvio, irão ser criados laços de amizade, de cumplicidade e de alguma intimidade. Nós queremos que estes laços sejam criados de forma efectiva, ao longo do tempo, através do conhecimento e das afinidades e não queremos, neste momento, que sejam transmitidas informações, sobre o Afonso, sobre nós, a família, a casa ou os carros por quem nos conhece tão mal.
Eu e as minhas dúvidas, lá vou ter que tomar mais uma decisão!
1 comentário:
Olá!
Sou a Marisocas, portadora de uma Distrofia Muscular Congénita.
Estive a ver um pouco sobre o que aqui está escrito e fala sobre o Afonso. Pelas fotos que vi, ele é um menino muito lindo e muito especial. Mas quero ler melhor este blog.
Passei por ele porque conheço as Lobitas e são umas pessoas encantadoras, principalmente a mais pequenina.
Aqui deixo um enorme beijo com especial carinho!
Enviar um comentário