Pois é, o dia 1 de Outubro está quase a chegar e as insónias já chegaram.
Será que tomei a decisão certa?
Mas, se já tinhamos decidido que o Afonsinho não ia para a creche este ano, porque é que mudámos de ideia?
Eu sei que tem imensos aspectos positivos.
Convívio com crianças da sua faixa etária, aprender a partilhar, novas regras (porque ele está tão "espertinho"), novos conhecimentos, novas experiências, novos espaços e novos brinquedos. Pessoas diferentes, toque e voz diferentes.
Mas, não consigo imaginar como será deixá-lo na creche.
Será que ele vai gostar? Como é que eu vou saber? Ele é tão bebé, não se sabe exprimir (quer dizer sabe chorar e sabe "birrar").
Todas as pessoas me dizem que será bom para mim. Yupi, vou ter duas horas para mim e eu só penso, o que é que eu vou fazer com duas horas? Eu não quero estas duas horas!!!
Não prevejo, para já, um final feliz. Parece-me que vai ser super dificil, durissimo e não sei como me vou aguentar...
Não sei quem vai chorar mais se a mãe ou o filho...
3 comentários:
Ninguém melhor que vocês sabem o que será melhor para o Afonsinho.
Se vocês mudaram de opinião, foi porque acharam que seria melhor para o Afonsinho, por isso agora o que é necessário é "arranjar" coragem para o ir deixar no Escolinha no próximo dia 1 de Outubro.
Possivelmente irás chorar mais que ele e irás sentir-te pior que ele, mas tudo isso faz parte do crescimento, dele e teu.
Tu terás agora também de aprender a "viver" essas horas que passarás sem o Afonsinho, será difícil no início, mas é tudo uma questão de habituação e de tempo. Verás que daqui a 1 mês as coisas já decorrerão de outra maneira e verás a situação com outros olhos.
Eu estou aqui a falar "de alto", pois também ainda não cortei esse "cordão umbilical" com o Guilherme, mas um dia lá terá de ser e o que tem de ser tem muita força.
Bem minha amiga só te posso desejar muita força e muita coragemm para encarares esta nova etapa na vida do Afonsinho e na tua.
Um grande beijinho
Cláudia
P.S.: Depois diz-me qual é a Escolinha que escolheste....
É difícil sim deixa-los a chorar mas tens que pensar que é bom para eles.
Vai fazer bem sim ao afonsinho, não só pela estimulação que vai ter para o seu desenvolvimento vivendo experiências diferentes, como vai ser bom para ele aprender a ter amigos a ter experiências fora da saia da mamã, vai ter experiências boas e má, conquistas e desilusões mas todas elas vão servir para faze-lo crescer.
Eu optei por deixar na avó, mas a pediatra do desenvolvimento que o segue achou que a melhor opção era a escola, segui o conselho dela este ano e não estou nada arrependida, faz-lhes mesmo muito bem a escola. Força para a mamã nos primeiros dias e vais ver que tudo vai correr bem, como já ouvi alguém dizer para educar é preciso ter um coração forte!
Cristina
http://blogs.clubedospais.pt/ccsantos
Eu estou com a Cristina.
O desenvolvimento social é extremamente importante.
Até para que a sua vida futura seja fácil em termos sociais e seja motivante para eles. Porque se eles tem problemas nos relacionamentos, terão mais dificuldades em se motivar para o resto, mais tarde.
Saber esperar, estar longe da mãe, brincar em conjunto...são aquisições que o teu menino fará e que farão uma grande diferença nele em muitos campos. Acredito que em meses notarás diferença. Para além das actividades que ele sempre poderá participar (pintuas, leitura de histórias, etc) que ele adorará e serão uma mais-valia feitas no contexto escolar. Não esquecendo que eles aprendem por imitação nessa idade...
Acho que será muito bom, desde que o local tenha sido bem escolhido.
Beijos e boa sorte
Enviar um comentário