Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Primeiro dia...

Iniciámos hoje a  escolinha, para nós, estamos a iniciar o segundo ano letivo neste colégio, o quarto ano lectivo (ainda que incompletos) desde que o Afonsinho entrou para a escolinha.

Não senti a ansiedade de anos anteriores, nada comparável mas, de qualquer maneira o primeiro dia é sempre o primeiro dia...

Começámos o dia bem cedinho, às 7h30 o Afonsinho já estava acordado e esteve a brincar no tapete até às 8h.

Enquanto tomava o pequeno almoço, estivemos a ver, como já era nosso hábito, a RTP2. Agora neste horário estão a transmitir a "Casa do Mickey Mouse" que é uma série muito interessante. É dinâmica, as histórias transmitem vários ensinamentos, para além de ser divertida e com musica, que o Afonsinho adora.

motor de busca Google
A história de hoje era sobre uma corrida de balões, falava de desportivismo e amizade, de formas (rectângulo, estrela e circulo), contar até 12, fazem perguntas para as crianças responderem, o Afonsinho quer sempre responder, entre outros conceitos para além dos que eu também vou introduzindo, como as cores por exemplo. O episódio acaba por volta das 8h40, o que nos dá tempo para escolher a roupa, vestir, calçar, lavar os dentes, a cara, pôr creme, pentear e sair de casa antes da 9h00, hora de entrada no colégio.

No carro tivemos a birra do costume e quando parei à porta do JI, o Afonsinho estava a chorar, o que não é nada normal mas, calou-se rapidamente e seguimos para a sala de aula.

Já temos uma nova auxiliar. Passei a manhã com o Afonsinho e fui-lhe explicando os posicionamentos a adotar com ele, bem como as dificuldades, a maneira de comunicar, colocar as talas, sentar na cadeira... enfim, muita informação para uma manhã, especialmente para quem acabou de chegar.

A primeira impressão foi muitíssimo positiva e penso que o Afonsinho, vai ficar, uma vez mais, muito bem apoiado.

Dentro de dias devemos ter novidades sobre a quarta auxiliar, que vai apoiar os cinco meninos com n.e.e. mas, especialmente os dois casos motores, o Afonsinho e a M.

Ainda não há novidades da educadora de ensino especial, que continua com o Afonsinho e já começou a trabalhar mas que hoje, e contrariamente ao que eu esperava, não estava na escolinha de manhã, espero que até quarta feira, no máximo dos máximos, marque reunião comigo e me diga os horários de apoio do Afonsinho, já estou a prever mais uma luta...

O Afonsinho esteve muito bem no grande grupo, enquanto era apresentado aos meninos novos, a maioria da sala. Cantaram o "bom dia", "o meu chapéu tem três bicos", servindo a canção para fazerem "linguagem gestual" e o jogo de "comer" palavras e falaram sobre o fim de semana.

O Afonsinho apresenta grandes melhorias no tónus e na posição de sentado, apesar que hoje teve algumas dificuldades, porque têm um tapete novo e as mãos escorregavam, vai ter que se habituar a ele.

Depois e pela primeira vez fez o lanchinho da manhã  na escola um iogurte de bolso da Yoco, não comeu muito mas, teve uma reacção positiva e especialmente não ficou mal disposto, nem bolsou.

Entretanto chegou a hora de desenhar e de sentar na x-panda e claro... BIRRA!!!!!!

Aqui não notamos nenhuma melhoria...

Saiu ao meio dia e foi de mão dada com uma amiguinha no comboio até à porta e os amiguinhos seguiram para o refeitório.

Não correu mal de todo mas, é melhor não pensar muito, porque hoje eu estive lá para o apoiar em tudo, como seria se eu não estivesse???

No regresso a casa, mais do mesmo, birra e mais birra, quer dizer como é tão rápida a viagem tenho que falar só em birra, sem o mais...

O Almoço, sopa de agrião, esparguete com frango e natas e banana, não correu muito bem. Comeu a sopa toda mas, o prato ficou a meio e a banana quase no inicio...

A tarde foi calma, com alguns exercícios, porque esta semana não temos piscina.

O lanche foi uma bomba calórica: mousse de chocolate e um pastel de nata (só a nata, porque não lhe dou a base, porque o folhado é perigoso).

O Jantar também ficou a meio, peixinho com brócolos e batatinha e fruta.

O Standing depois do jantar também não obteve grande colaboração mas lá fez os 30 minutos que estão planeados.

Entretanto comeu bem o nestum e depois da higiene adormeceu sozinho na cama.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá o meu filho tinha o mesmo problema, a viagem de carro era um inferno. Comprei um leitor de DVD para o carro e resultou! Ele gosta muito de ver os seus desenhos animados e as viagens passaram a ser muuito mais tranquilas! Boa sorte!

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados