Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

domingo, 3 de janeiro de 2010

Balanço de 2009

O fim de semana, foi passado de forma tranquila e já a pensar no regresso à escola.

Neste inicio de ano, fazemos alguns balanços e obviamente que temos alguns desejos.
O balanço de 2009 é muito positivo.
O Afonsinho fez grandes progressos com notória evolução e mais importante, progressos sustentados, que vieram para ficar.

A equipa que nos acompanha é maravilhosa e esperamos continuar com todos eles, não só neste ano de 2010 mas, até à entrada na escola primária (que ainda vem tão longe...).
No ano de 2009, iniciámos uma nova terapia com excelentes resultados, a osteopatia sacro-craniana.
É difícil descrever todas as evoluções, tantos progressos, vou tentar destacar os mais importantes, apesar de todas elas serem altamente importantes.
Penso que os grandes progressos, começaram a ser notados no inicio do ano, com a alimentação autónoma e nas férias do Carnaval, fomos passar pela primeira vez, uma mini-férias em que fizemos todas as refeições fora, começaram a surgir as primeiras palavras, bem articuladas e com óptima oralidade, o controlo total da saliva.
O óptimo desenvolvimento da massa muscular, após natação intensiva, melhoria fantástica da abertura das mãos, tendo como consequência uma melhoria muito significativa na manipulação dos objectos, a enooorme melhoria do comportamento, melhoria da postura, controlo do tronco e da cabeça, ainda bem longe do desejado e do pretendido mas, que já lhe permite estar bons períodos sentado e que já consiga manter-se em pé sozinho, com a ajuda das talas nos membro inferiores, apoiado.

A condição física é excelente, fruto de grande trabalho, não existindo qualquer assimetria ou encurtamentos. A hipertonia e as alterações de tónus são cada vez mais tenuos e caminhamos de forma segura para a normalização do mesmo, houve também uma enorme melhoria na hiper-extensão, que é patológico e por isso muito difícil de controlar

Começámos a ouvir e a sentir, reacções muito positivas e importantes, por parte dos técnicos e dos médicos que acompanham o Afonsinho.
 
Foi um ano, em que demos alguns passinhos, pequeninos mas, muito importantes no caminho da recuperação, reabilitação e autonomia do Afonsinho.
 
A sensação que temos é que todas estas evoluções, apesar de pequeninas, são os primeiros passos para a evolução, para a continuação da evolução.
 
Tudo se mantém, ainda, bastante reservado, sendo neste momento impossível dizer, onde o Afonsinho irá conseguir chegar mas, sabemos que estão a ser criadas condições em termos físicos, psicológicos, cognitivos e afectivos para o normal desenvolvimento, sendo que a parte motora, sem duvida, está altamente comprometida.
 
O que sentimos é que já evolui-o tanto mas, que ainda falta tanto, tanto mas, tanto...
 
O nosso desejo para 2010 é termos saúde, força, coragem e capacidade de luta, para levarmos a cabo esta nossa "luta".
 
Claro, que se pudéssemos planear a vida, que não se planeia, diríamos que o próximo passo a atingir, seria o Afonsinho manter-se sentado numa cadeira (seja ela qual for) de forma calma e tranquila, sem choros ou birras, porque sabemos que esse é um passo gigante, que lhe irá permitir, sem qualquer tipo de duvida, começar a fazer grandes evoluções...
 
Esperamos, continuamos a trabalhar de forma programada e contínua, com uma excelente equipa de técnicos, com o apoio da família e dos amigos.

Continuamos a caminhar, neste nosso caminho, que se faz caminhando...

2 comentários:

Maria disse...

Balanço positivo é muito bom mamã, VIVAAAAAAAAAAAA..

Vamos continuar a caminhar nestes objectivos, e devagar vamos lá chegar.
Coragem não vos falta, é preciso é muita saúde, a força está com vocês assim como a coragem,o cansaço cura-se nas férias...hahahah...lol
Nós continuamos caminhando todos juntos e fazendo uma festa a cada corrida vencida.

:)) Beijocas muito gordas

CláudiaMG disse...

Um balanço muito positivo mesmo minha amiga.
Tantas etapas atingidas, tantas metas ultrapassadas, tantas coisas adquiridas neste ano que passou.

É tão bom chegarmos ao início do ano e constatarmos todas estas evoluções...tão bom mesmo.

Beijinhos muito, muito grandes

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados