Hoje a noite correu muiiiito bem e o Afonsinho dormiu a noite toda.
Viva!!!
O pequeno almoço foi todo comido e a viagem até à escola calma e serena, sem choros.
Estive a falar com as educadoras sobre os objectivos traçados pela equipa. Obviamente, que o sentar continua a ser o grande objectivo e a grande prioridade mas, agora temos também , de forma ainda mais continuada e intensa promover a comunicação e a oralidade.
Deixei algumas ideias, como falarem com o Afonsinho de frente para ele, por forma a que ele possa observar (o que faz de forma muito atenta e concentrada) o movimento da boca e ao mesmo tempo, também o entenderem melhor, fazerem perguntas, deixarem-no fazer escolhas e mais importante concederem-lhe o tempo necessário para que possa responder. Deixei ainda a ideia de quando estão a ler uma história, por exemplo, e perguntam aos meninos o que estão a ver, um gato, fazerem a pergunta de forma direccionada e pessoal, para que o Afonsinho tenha também oportunidade de responder e inter-agir.
Pareceu-me, correndo o risco de não ter feito a melhor apreciação, que a A., estava ligeiramente preocupada e que ao fim destes meses ainda não conhece muito bem o Afonsinho e que tem algumas dificuldades para comunicar com ele.
Estas "chamadas de atenção" são muito importantes para todos nós, porque são tantos os cuidados a ter com o Afonsinho que alguns vão sendo descurados, de forma inconsciente e quando os assuntos são tratados, percebemos que não estamos, por vezes, a dar-lhes a atenção necessária.
Obtive, uma vez mais, uma óptima aceitação por parte da equipa de educadoras e tenho a certeza que vão ter, ainda mais atenção e preocupação em comunicar de forma efectiva com o Afonsinho.
Falámos ainda da integração na sala e do grupo não ser o mais adequado, devido às idades mas, a A., acha que ele está no grupo certo, porque em relação à comunicação, também estes meninos estão a aprender novos conceitos e palavras mas, tal como transmiti à A., a grande questão é que todos os meninos da sala, estão cognitivamente muito atrás do Afonsinho e ainda vão aprender conceitos, como os animais, por exemplo, que já foram trabalhados e apreendidos pelo Afonsinho há mais de um ano, ainda não sabem as cores, são muito pouco comunicativos e estão na fase do individualismo mas, esta é outra questão.
Apesar de ainda faltarem alguns meses para o fim do ano lectivo, nós já sabemos, com toda a certeza, que no próximo ano lectivo o Afonsinho terá que ser integrado na sala dos três, quatro anos, para que comece a ser acompanhado a todos os níveis, excepto o motor, de forma adequada.
O desenvolvimento motor está muito comprometido e atrasado e há a tendência generalista para pensar que se não consegue fazer em termos motores, então não consegue em termos cognitivos ou afectivos mas, isso é um enorme erro, não só para o Afonsinho mas, para a maioria dos meninos com pc.
O Afonsinho passou muito bem a manhã, participou nas actividades e fui buscá-lo para almoçar.
Se tudo continuar a correr bem, na próxima segunda feira iremos iniciar o almoço e a sesta na escolinha.
Por agora o almoço continua em casa e o Afonsinho almoçou muito bem e adormeceu na sua caminha, sozinho. Após a sesta temos mais uma aula de hidroterapia.
2 comentários:
SABES UMA COISA DINA, A MIM ÁS VEZES SINTO QUE MUITOS TÉCNICOS DE EDUCAÇÃO, NÃO ESTÃO PREPARADOS, OU NÃO QUEREM, ÉSTA É OUTRA QUESTÃO..., ENTENDER O QUE É PC, ACHAM QUE TUDO TEM O MESMO PADRÃO, PONTO FINAL E ELES SÃO OS MAIORES, PARECE-ME QUE TÊM UMA RECUSA EM COMPREENDER.
NA ESCOLA DO G, É SEMPRE HÁ, MAS ELE ESTÁ TÃO BEM QUE NEM ME LEMBRO DO PROBLEMA DELE...E DEIXA ANDAR, COM OS OUTROS MENINOS E ELE QUE SE DESENRASQUE...NÃO VEJO TRABALHO NENHUM, E ESTA FALTA DE TRABALHO .
VAI-SE NOTAR, QUANDO ELE AGORA TIVER QUE ATINGIR O MESMO QUE OS MENINOS DA IDADE DELE E COMEÇAR A FICAR PARA TRÁS POR FALTA DE TRABALHO QUE TERIA QUE SER FEITO AGORA.MAS NÃO POSSO FAZER NADA ISTO É O QUE SINTO!
AINDA BEM QUE O A TEM UM BOM ACOMPANHAMENTO, EMBORA SAIBA QUE CADA CASO É DIFERENTE.
SAUDADES DE VOCÊS
:)) BEIJOCAS GORDAS
PS. TENS SELINHO E CHEQUE PARA TI.
Bem minha amiga, agora o importante é realmente o trabalho ligado à linguagem e à comunicação.
E aos poucos e poucos o Afonsinho vai superando as suas etapas, devagar, ao seu ritmo, mas ele lá tem conseguido atingir tudo o que é preciso.
Beijinhos grandes
Enviar um comentário