Depois de uma manhã tranquila, apesar do Afonsinho estar constantemente a pedir atenção e de um almoço em verdadeiro estado de "guerra", com muitos arranhões (em mim), muitas cuspidelas ( o chão da nossa cozinha nunca esteve tão limpo!) e muitos "na qué", seguimos para a Liga para a terapia ocupacional e a fisioterapia.
O caminho foi feito com o Afonsinho sempre a chorar a bem chorar, quando chegámos ia com uma enorme birra, a fazer hiper-extensão e a chorar.
Foi a custo que o conseguimos acalmar e lá tirou proveito da TO por dez minutos. Estava muito quente mas, só nas costas e na barriga e achámos que era porque tinha a t-shirt vestida.
A fisioterapia correu melhor, estava calminho, tão calminho que não colaborou em quase nada, estava muito cansado, durante a sessão foi ficando mais quente e no fim fomos tirar-lhe a febre e ela lá estava altíssima, 39,2.
A terapeuta da fala, responsável de caso, que nos estava a acompanhar ficou preocupadissima mas, esta febre não me assusta. O Afonsinho já não fazia febres tão altas mas, altas mesmo, eram as que ele tinha "normalmente" entre os 40,5 e 41, 5.
Ainda antes de sabermos que ele estava com febre, já tínhamos combinado que amanhã o Afonsinho não ia, uma vez que só tinha TO.
Não há nada a fazer a não ser aguardar, segunda feira teremos o resultado das análises e então poderemos combater eficazmente, espero, esta febre prolongada e intermitente que se arrasta desde 10 de Agosto.
Quando chegámos a casa, fiz arrefecimento com uma toalha e o Afonsinho adormeceu, sentado, de imediato e em meia hora a febre cedeu. A sesta foi curta mas, suficiente para descansar e recuperar para lanchar bem, papa de fruta e bolacha.
Adormeceu por volta das 7h, acordou e voltou a adormecer acordando já perto das 10h00.
A febre não voltou, vamos ver como corre a noite.
O Afonsinho já não fazia febres altas há muito tempo, parecia que o "termostato" tinha encontrado um ponto de equilíbrio. Agora, parece acontecer exactamente o contrário, temos a sensação que a temperatura exterior interfere com o nível de temperatura, provocando de imediato o seu aumento, assim, como a birra e outras situações de maior "stress".
Nós não sabemos como estão a ser estabelecidas as "novas" ligações, os novos caminhos. O que faz funcionar o quê?
Sabemos que as lesões são centrais, nos lobos parietais e no lobo frontal, áreas importantes no controle motor e na sensibilidade corporal, tais como tacto, a temperatura e a dor.
Neste momento o Afonsinho está muito mais activo em termos motores, fazendo de forma rápida toda a sequência motora (rolar, virar, apoiar os cotovelos e levantar a cabeça, levantar o tronco sobre os braços, rodar sobre ele), manipula os objectos, perdeu a sensibilidade ao toque, já sente dor...
Há efectivamente alterações e possivelmente a temperatura será uma delas. Aguardamos, não posso dizer de forma muito tranquila, porque temos sempre receio que seja algo mais complicado, que tudo se resolva rapidamente e que não seja nada sério e grave.
2 comentários:
D.
A questão da paralisia cerebral é por vezes mais complexa do que muitas vezes imaginamos. Há coisas que os pais só descobrem muito tarde, ou por mero acaso. Ainda hoje soube um caso estranhisssimo....
O JP fez uma bateria de análises em Cuba e mostrou que tem hipoglicémias terríveis pela manhã. Ora , eu também sou de desenvolver algumas, mas isso justifica ele ter quase 5 anos e ainda ter alturas que pede um biberon de leite desesperadamente pelas 6 da manhã...e uma hora depois conseguir comer desalmadamente um ou dois pratalhões de papa....
Estará associado à PC ? Não tenho a certeza, mas pode ser. São desregulações que esperamos com calma que vão passando. que se vão adaptando e cortornando os obstáculos...Ou se não, temos nós de nos adaptar a eles.
Sabes que no meio das evoluções, acontecem também retrocessos, para depois voltar em frente com mais força ? Pode ser isso que esteja a acontecer. Um retrocesso, para avançar definitivamente para uma regulação das temperaturas e da dor mais constante.
Como sempre, tens de ter calma e confiar que será mais uma fase a ultrapassar.
Beijos e as melhoras para o Afonsinho.
Desejo que na segunda feira, as noticias sejam boas e que o Afonsinho já esteja melhor, e a recuperação seja rápida, para que as rotinas voltem ao normal, para ele poder trabalhar e brincar também.
:)) Beij. com muito carinho
M.M.G.
Enviar um comentário