No fim de semana voltámos a sorrir...
O Afonsinho deixou de ter febre e ontem voltámos a ter o nosso menino de volta.
Bem disposto, sorridente, simpático e muito mais animado...
O peso baixou consideravelmente, cerca de 600 gramas mas, mesmo assim ainda ficou com mais peso do que no inicio das férias.
A nível da força também se nota que ainda está debilitado, tem menos força nos braços e no tronco, fazendo com que caia com mais facilidade, quando está sentado.
Ainda não dorme a noite toda mas, já começou a fazer uma sestinhas boas.
Já começou a comer melhor mas, agora quando diz "na qué" e eu continuo a tentar que coma, para além de manter a comida na boca, sem a engolir, faz uma super birra, com choro e hiper-extensão.
Esta situação, leva-me sempre para tempos passados, onde alguém me dizia, já não me lembro se médico ou terapeuta, a propósito da hiper-extensão, que era uma situação cerebral (provocada pelas lesões), uma resposta a determinado estímulo, sendo considerada como a patologia do Afonsinho.
«Mãe, ele não pensa que se vai esticar e estica-se, é patologia, ele NÃO CONTROLA».
A grande verdade, é que já na altura eu não concordava com esta afirmação e agora ainda menos.
Ainda hoje, fez um birra daquelas!!! (como se costuma dizer) e a mamã, deu-lhe uma palmadinha, metade na fralda, metade na perna. Resultado? a birra e a hiper-extensão pararam de imediato...
Portando, se ele não provoca a patologia, se não a controla, então não entendo...
No domingo, com algum receio, voltámos à piscina, desta vez com o papá. O Afonsinho estava super mas, super feliz...
Nadou, mexendo de forma coordenada as mãos e as pernas, agora já consegue bater com as mãos na água, com força, deu um mergulho rápido e ali esteve todo animado e sorridente, animando todos com os seus gritinhos de prazer e a sua frase "é bom"...
Na piscina e na água fria, está de forma subtil e quase inperceptivel, para quem está de fora, uma das maiores evoluções do Afonsinho.
O ano passado, em Outubro, quando deixámos a hidro na Liga e a natação adaptada no EUL, fomos para o Belenenses que tem água a uma temperatura de 26, 27 graus. A reacção do Afonsinho foi péssima, ficava rapidamente hipertónico, não conseguindo executar qualquer tipo de movimento, agora, a água é FRIA, quero dizer, GELADA, e ele tem uma reacção a nível dos movimentos e da amplitude dos movimentos, IGUAL, à piscina com água a 35 graus.
Esteve a brincar na relva, quando espalhamos os brinquedos todos e lhe perguntamos: Isto é tudo... "meu" responde ele de imediato, perante o nosso olhar e os nossos sorrisos deliciados e derretidos...
Como amamos o nosso bebé, como nos sentimos orgulhosos dele e como nos sentimos imensamente feliz, com cada conquista, com cada passinho...
1 comentário:
"Novamente a sorrir"
O pior já passou minha amiga e agora tens o teus Afonsinho de volta, verás que em breve ele irá recuperar o seu peso num instante e ganhar de novo a sua linda barriguinha.
Beijocas frescas e perfumadas
Enviar um comentário