Hoje começámos o dia com reunião com as educadoras. A educadora do colégio e a educadora de ensino especial/IP.
Esta reunião tinha como objectivo aferir, as competências atingidas pelo Afonsinho dentro dos objectivos delineados.
As alterações são enormes e passámos de muitas respostas "não adquirido" para "emergente" e "adquirido".
Apesar destas "escalas" deixarem muito a desejar e serem muito redutoras, hoje pudemos perceber de forma notória a evolução do Afonsinho, nestes últimos seis meses.
Houve duas grandes novidades na reunião.
A primeira foi a proposta da educadora de IP, de aumentarem o numero de horas de apoio, propondo como mínimo quatro tempos (ou seja 3 horas semanais).
A segunda, que me surpreendeu, porque não estava realmente à espera, foi a proposta de mudança de sala do Afonsinho. A mudança de sala já estava planeada e programada mas, o que foi proposto foi a mudança para a SALA DOS 2 ANOS!!!
Fiquei apreensiva mas, após os argumentos apresentados tive que concordar. A opinião da educadora de IP e da P. (o que também me surpreendeu, de forma positiva, claro!) é que o Afonsinho, TEM, neste momento, CAPACIDADES COGNITIVAS, ADEQUADAS, à sua idade e que precisa urgentemente de conviver com meninos da sua idade.
Bem, MAIS UMA ALTERAÇÃO, em que vou ter que pensar...
Quando saí da reunião, falei com o meu marido que, de imediato, concordou com a mudança de sala, assim, amanhã irei falar com a Directora do colégio, para a informar da avaliação, saber a sua opinião e se ainda existem vagas na sala dos 2 anos.
Eu gosto imenso da P. e penso que este período que o Afonsinho passou com ela, foi extremamente importante para o seu desenvolvimento motor, uma vez que está em contacto com meninos com desenvolvimento idêntico ao dele e que à medida que vão evoluindo o têm ajudado também a evoluir. Em relação à parte cognitivo, obviamente, que se não fosse estimulado pela P. também não apresentaria o desenvolvimento que apresenta.
Ao longo deste nosso caminho, excluindo obviamente, os maus profissionais que encontrámos, pensamos que trabalhámos e estivemos nos locais adequados à situação vivida em cada momento, quer pelo afonsinho, quer pela família.
Está na hora de mais um passinho, nada fácil, especialmente para mim mas, como ainda tenho algum tempo para me habituar à ideia, penso que tudo irá correr pelo melhor e a P. está mesmo, na sala ao lado.
Nós já sabíamos, que em determinada altura, o Afonsinho teria que avançar de sala, sempre pensámos que o faríamos bastante mais tarde mas, possivelmente, este será realmente o caminho mais certo, vamos atrás dos pontos fortes dele, porque a parte motora ainda está muito atrasada e todos os dias é trabalhada.
Foi mais um dia cheio de emoções fortes...
As notas da C. não poderiam ser melhores. A minha menina é realmente fantástica. Passou para o 6º Ano, com a nota máxima, CINCO, a todas as disciplinas, excepto EVT e EDF que teve QUATRO.
O G., com 14 anos, passou para o 10º ANO, apesar de ainda aguardar as notas do exames nacionais.
Depois de, mais, um período de vida muito doloroso, muito difícil e muito duro, aqui estão os meus tesouros a mostrar-me que vale a pena continuar. Vale a pena continuar a arranjar forças e coragem para lutar, por mais adversidades (e são muitas) que a vida me vá continuando a trazer...
2 comentários:
para os meus amores um GRANDE PARABÉNS!!!!!!!!
a minha pimpolha é linda, que grande prenda apesar das grandes notas não serem novidade pois inteligência não lhe falta!o meu borracho e as miúdas que não o largam, não é, já vai para o 10ºano, enfim, tou a ficar velha..eh!eh!...e o meu Afonsinho continua a crescer e tão bem que ele cresce... E como o caminho é para a frente, vamos embora para a sala dos 2 anos sem receios pois mais uma vez ele irá brilhar e surpreender...beijocas gordas, gordas, gordas...
paulinha
PAREABÉNS AO "A" e "C" PARABÉNS VIVA.......a todos os de casa e a todos os técnicos que acompanham o nosso "A"......
Beijinhos com muito carinho e especiais.....
:)M.M.G.
Enviar um comentário