Hoje de tarde, depois das terapias e de ter ido buscar os miúdos à escola,e já atrasada (para não variar) dirigi-me à escolinha do Afonsinho para ter reunião com as educadoras, a P. e a E. educadora de IP.
A E. começou por explicar os o objectivos e as competências que pretendia atingir com o Afonsinho, seguidamente reforçou a ideia do trabalho em equipa e da uniformização dos métodos e da abordagem para que os conceitos vão sendo apreendidos com maior facilidade, salientou a importância do "sucesso", o elogio, o incentivo sempre que o Afonso consegue e quanto tenta mesmo sem conseguir, para que se sinta sempre motivado e a frustração não lhe provoque irritabilidade.
Sugeriu a criação de um livro com as rotinas do Afonsinho mas, com imagens reais. O Afonso no banho (higiene), a alimentação, os frutos, o corpo. Estas imagens irão ajudar o Afonsinho a ter noção do tempo, dos lugares.
Depois o preenchimento da check list dos 12 aos 18 meses e dos 18 aos 24. o tempo passou rapidamente e a P. tinha que se ir embora assim, a CIF, foi preenchida em 5 minutos, ficando as outras informações que faltavam (cognição) para a próxima terça-feira.
Gostei das ideias da educadora, agora só espero que as ponha em prática...
Quando me perguntou em relação à CIF, os facilitadores e as barreiras, em relação à família, aos amigos, aos médicos, aos terapeutas...
Respondi-lhe, a tudo, que eram facilitadores com nota máxima.
Disse-me, admirada:
"Para a mãe é só facilitadores"
Respondi-lhe, rapidamente e sem pensar:
"Os DIFICULTADORES já os mandei todos embora!!!"
Não foi uma resposta planeada, nem para ser rude ou mal educada mas, é verdade, na nossa vida, foi feita uma triagem e, felizmente, só ficaram os BONS!!!!
2 comentários:
Ainda bem que só existem facilitadores não é??? Assim o nosso dia-dia corre bem mais tranquilo, já nos basta tudo o resto para ainda por cima termos de levar com "dificultadores".
Continuem assim, sempre rodeados de "facilitadores".
Beijinhos
Adorei a frase (Facilitadores)...
Fiquei fam. beij. M.M.G.
Enviar um comentário