Este ano o Natal, foi preparado com muita antecedência.
Penso que o dia passa no instante e cada vez mais, só damos valor ao espírito comercial da época, aos presentes, ao que cada um deu ou gastou.
Cada vez mais sinto, que as pessoas, gastam aquilo que não têm, porque tem obrigação de dar presentes a determinadas pessoas. Outros, que até podem, oferecem os presentes mais "pobres". Pobres, porque são oferecidos sem coração, sem ter em atenção a quem se destinam, também estes apenas se preocupam em cumprir as "obrigações".
O Natal, festa da família, é cada vez mais uma "obrigação" de estar com a família.
Passamos a noite com a família do marido ou com a família da esposa? Em nossa casa, na casa da sogra, na casa dos cunhados?
Desde que a minha mãe partiu, há 6 anos, que esta época deixou de ser para mim, uma época brilhante, de amizade, de partilha... mas, também eu sou mãe e ano após ano fui fazendo o melhor, sempre pela alegria e felicidade dos meus filhos.
Há dois anos, o meu Natal, deveria ter sido cheio de alegria, sorrisos... mas, foi passado sozinha, numa cama de hospital, branca e fria...
O ano passado, ainda caminhava, no meio de um deserto de dor, de indiferença...
Este ano, o espírito natalício, chegou no inicio de Novembro, a árvore foi feita, a casa decorada, os dias vividos em alegria.
Tudo foi planeado, discutido e partilhado em família.
Que prenda vamos dar ao primo M., à prima L., à prima M., o que vamos comprar para o Afonsinho, o que querem de prendas de natal, o que vamos fazer para o jantar, o que vai ser a sobremesa...
Assim ao longo de quase dois meses, fomos planeando e comprando com muito carinho, amor, alegria e muito cuidado (também em termos monetários, porque a vida está realmente difícil) cada presente, tendo a maior atenção a quem se destinava.
Fomos VIVENDO de forma efectiva esta quadra, contribuímos para algumas das causas que nesta altura conseguem fazer-se ouvir, dando prioridade às causas relacionadas com as crianças.
Sentimos, que para muitos, o Natal, não é assim vivido, mesmo entre alguns da nossa família mas, nós este ano conseguimos restaurar a alegria desta quadra e nesta casa, espalhámos tanta felicidade, tanta alegria, tanta partilha, que SABEMOS:
Nós vamos ter um ano feliz. Um novo ano cheio de felicidade, porque os nossos corações estão cheios de amor...
2 comentários:
Só digo que tens razão em cada palavra!!!!!
Ainda bem que este ano o Natal teve outro significado para vós!!!
Feliz Natal minha amiga "D"
Beijinhos
Também me revi nas tuas palavras. Espero que os Natais continuem a ter cada vez mais alegria para vocês. Tenho a certeza que vai ser assim pois o Afonsinho vai tratar de ajudar a que essa alegria apareça sempre.
Beijinhos
Cristina
http://blogs.clubedospais.pt/ccsantos
Enviar um comentário