Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

sábado, 20 de dezembro de 2008

Festa de Natal - Piscina


Hoje, acordámos muito cedinho, às 7h00, o Afonsinho tinha que tomar o pequeno almoço cedo, por causa da festa na piscina que era às 10h30.

Quando chegámos, uma GRANDE e MUITO BOA SURPRESA!!!

Entrámos nos balneários e encontrámos um lindos olhos castanhos, sorridentes e curiosos que de imediato se dirigiram a nós. Dirigi-me ao menino e disse-lhe: Eu conheço-te!!!!

A mãe, olhava admirada, tirei um coração pequeno (uma caixa de chocolates) coloquei-o em cima do meu e disse-lhe: Sou um coração bom!!! Sou a D.

Entretanto a C. e o F. entraram com um "ramalhete" de balões. O JP de imediato sorriu, querendo um balão.

A Grilinha, então lá conseguiu falar. És a D. e este é o Afonsinho, com os seus lindos caracóis. Eu já estava desconfiada...

A festinha na piscina foi muito engraçada, com vários jogos e a participação de muitos meninos.

O JP ficou com um balão azul, construiu um presépio, sabendo perfeitamente onde colocar o menino Jesus (no meio), José, Maria e andou a recolher vários objectos alusivos ao Natal.

O Afonsinho, participou muito pouco, pois estivemos sempre com o máximo cuidado para não molhar os ouvidos e prejudicar a recuperação da otite.

Depois da piscina fomos tomar um café.

Eu, o F. e a C. ficámos simplesmente apaixonados pelo JP. Acho que ele também gostou de nós...

Ficámos ali à conversa, com o JP sempre muito atento e os seus olhos, meus Deus, como são lindos aqueles olhos!!!

O Afonsinho já estava com soninho mas, portou-se muito bem e esteve sentadinho em cima da mesa.

A L. pegou no Afonsinho ao colo e ele reagiu bastante bem, eu peguei no JP mas, realmente a diferença de quilos é significativa, não sei como vou conseguir pegar no Afonsinho daqui a uns tempos...

O JP, percebe tudo o que lhe dizemos, tem um ar maroto e uns olhos sorridentes e felizes. Ainda tem algumas dificuldades motoras mas, sentimos que é um lutador e que independentemente de onde conseguir chegar nesta área, sentimos que é muito amado e será muito feliz....

Desejamos que tal como o Afonsinho, continue, a lutar, a progredir, a subir degrau a degrau, mesmo que muito lentamente, pois é um menino muito especial, mesmo muito especial...

2 comentários:

CláudiaMG disse...

Ainda bem que adoraram a Festinha de Natal da A.R., ela é uma querida, muito dedicada e uma excelente profissional....tive pena de não puder estar presente, mas infelizmesnte tinha a festa na Escola da M.
Quanto ao JP é um menino fantástico, muito inteligente e com um olhar muito termo e ao mesmo tempo maroto, é um grande lutador e também ele vai conseguir tudo o que desejar, à semelhança do Afonsinho. A Grilinha, bem nem necessito descrever...já se conheceram e por isso sabem que ambas são umas mamãs cheia de garra e de fibra e eu tenho um orgulho imenso em conhecer as duas....são ambas FANTÁSTICAS!!!!

Beijinhos

Maria disse...

Eu sou suspeita de falar a primeira vez que ccnheci o JP.fiquei com ele no meu coração e aqueles olhos falavam para além do carinho que nos transmite,tenho muitas saúdades de o ver,mas nós temos a sorte imensa de todos os nossos pequenos grandes homens e também as meninas são lindas de morrer, para não falar nas mamãs especiais que todas voçês são, cada uma á sua maneira, formam uma equipa especial!... Muitas beijocas para todos. M.M.G.

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados