Pois é, o Afonsinho parece uma enguia, e escorregadia...
Alterámos a hora de banho, para que o pai, que durante todo o dia está fora, o possa acompanhar. Assim agora damos-lhe banho por voltas das 10h00 da noite e é um verdadeiro espectáculo.
Vocaliza, ri, dobra o riso, dá gritos de prazer, engatinha, dobra e estende as pernas, bate com os braços, chapinha, vira-se, vira-se e torna a virar-se, uma verdadeira enguia. Não o conseguimos lavar, porque para ele o banho é sinónimo de brincadeira, muita brincadeira.
É impressionante.
Já sabíamos que a água ajuda a normalizar o tónus e permite fazer algumas coisas que não consegue fazer fora de água. Mas, neste momento, o Afonsinho, mexe-se de forma autónoma e activa, e tão rápida mas, tão rápida que temos dificuldade em segurá-lo.
Estamos tão felizes, que queremos pensar numa maneira de ele estar 24 h por dia dentro de água, assim resolveríamos o seu problema de tónus alterado, não era?
Agora a sério, estamos a pensar (e já começámos a procurar) numa piscina, onde possamos ir todos os dias fazer um bocadinho de relaxamento (lazer) com o Afonsinho. Pensamos que era importante e o iria ajudar a melhorar e a normalizar o tónus.
Este ano (lectivo), vamos tentar proporcionar ao Afonsinho o maior numero de horas possíveis de terapia. Vamos continuar a apostar, ainda mais, na sua reabilitação.
4 comentários:
Olá "d"
Nada melhor que a água para ajudar a relaxar os músculos. Sendo que os exercícios dentro de água além de serem mais fáceis de fazer, são também os que têm efeitos mais duradoros. Lembro que a Hidroterapeuta do Guilherme nos dizer que no final de uma sessão de hidroterapia jamais deveríamos estimular o Guilherme, pois nessa altura ele deveria estar o mais relaxado possível para que o efeito benéfico da água conseguisse os seus resultados.
Quanto a piscinas, lembrei-me que tens uma boa no Estádio Nacional, a do Solinca que era onde fazíamos Hidro e depois tens nos Health Clubes, se calhar também podes procurar nas piscinas municipais.
Beijinhos
Cláudia, Madalena e Guilherme
Obrigada pelas dicas.
Vou contactar para me informar.
beijinhos
Parabéns Afonsinho,assim é que é água é bom nós não sentimos peso e nem dor mas sim um grande alívio e bem estar e tu á tua maneira estás a dizer aos pápás. tenho que continuar dentro de água, será que também és meu neto?eheh.....eé que todos gostamos muito de água especialmente quentinha..........eu pessoalmente depois só quero é estar ssossegadinha e nem me mexer,,eheheh.......é giro mãmã exprimenta comigo uma hora numa piscina bem quentinha e depois vais ver como dormes agarradinha a mim não é Afonsinho querido? beijocas a toda a família e a ti pequenote valente Maria mãe da claúdia a avó da criançada..........Boas Férias depois espero poder dar-te umas beijocas gordas nessas bochechas lindas........
Olá... O JM também adora água e notámos algumas melhorias quando frequentou a piscina (no caso dele o tónus varia muito e a piscina é benéfica também para o problema respiratório). Desde o ano passado (depois do último internamento prolongado) que não vamos à piscina e por isso desenvolvemos ainda mais a nossa hora do banho para a tornar - além do espaço de brincadeira - em mais uma terapia...
Este verão já tivémos oportunidade de ir até umas piscinas municipais matar saudades... as gargalhadas dele faziam toda a gente olhar!!!
Espero que o meu filho se mantenha estável e tenha imunidade suficiente para voltar às sessões de hidrocinesiaterapia no próximo ano lectivo.
Acho que a AFID (Alfragide) também tem piscina na valência do CMR.
Boas braçadas, Afonso!
Enviar um comentário