Após uma noite descansada, o Afonsinho acordou às sete horas...
Pequeno almoço, higiene, vestir e saímos para a escolinha.
Hoje ficou sozinho, porque tinha assuntos que tinha mesmo que tratar.
Estive a falar com a coordenadora e a educadora de sala, sobre a conversa de ontem e expliquei-lhes que este ano ia ser mais exigente e que pensava que o trabalho com o Afonsinho tinha que ser definido e desenvolvido em conjunto pelas duas educadoras, o que ambas concordaram.
Fui buscar o Afonsinho mais cedo, porque tínhamos piscina às 14h30.
Estava sentado na cadeira a birrar, enquanto os amiguinhos faziam plasticina e tinha a mão esquerda e o braço direitos todos vermelhos de bater no apoio e no manipulo, as pernas não estavam melhores e acima dos tornozelos estava tudo vermelho e vincado, mais hematomas...
Nem a auxiliar, nem a educadora se tinha apercebido da situação...
Vou falar com a terapeuta responsável por nos dar apoio com a cadeira, porque é inademissivel que as joelheiras que ajudam a posicionar as pernas, tenham costuras no lado de dentro (com um vivo) que marcam as pernas desta maneira e vamos ter que arranjar uma solução para ele não bater com os braços, quando a cadeira está imóvel.
Já na semana passada, tinha um hematoma no braço e outro na perna e não percebemos como é que os tinha feito...
Todos, ou quase todos, são da opinião que o sentar, neste caso o não sentar, é comportamental e que nós somos permissivos com esta situação, porque não o obrigamos a estar sentado.
Eu também acho que é comportamental mas, não por permissividade. A aversão à cadeira vem dos primeiros dias de vida, para ele é insuportável, simplesmente insuportável...
Bem recentemente, fizemos uma viagem e ele veio sentado durante uma hora e meia sempre a birrar. Ficou com o cotovelo todo queimado de tanto o esfregar na cadeira, estava completamente ensopado, tive que lhe mudar a roupa toda, mordeu o lábio, deitou sangue do nariz, ficou cansadissimo, prostrado, sem reacção... de tal modo que ficámos muito assustados!!!
Não sei qual é o caminho para ultrapassar esta situação mas, sei que deixar o Afonsinho a chorar na cadeira, não é, com toda a certeza!!!
Amanhã vou falar, novamente, com a educadora e com a coordenadora e pedir-lhes para utilizarem, nesta fase, a cadeira só no recreio, uma vez que apesar de existir alguma birra é bem diferente da que assisti hoje na sala e connosco já nem sequer há birra.
Depois do almoço seguimos para a piscina.
Hoje a Rita levou um relógio/puzzle e esteve a ensinar-lhe a colocar os números e os ponteiros das horas e dos minutos.
O Afonsinho aderiu e até conseguiu identificar a hora a que acordou mas, a partir dos 30/35 minutos de aula começou a ficar cansado e não queria trabalhar...
Já temos os horários de todas as terapias definidos mas esta semana ainda estamos em horário livre e assim amanhã voltamos para mais uma sessão de hidroterapia.
Vamos começar a ganhar escamas e barbatanas...
Sem comentários:
Enviar um comentário