Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Novo recorde!!!

Hoje o dia começou muito cedinho e após o pequeno almoço, seguimos para mais uma sessão de hipoterapia.

O caminho foi feito com uma birra enorme!!!

Quando chegámos ainda vinha meio a birrar e quando subiu para o cavalinho, comecei a pensar que seria um daqueles dias que mais valia ter ficado em casa...

Contudo, enganei-me!!!

O Afonsinho portou-se lindamente durante toda a aula, colaborou em todos os exercidos e demonstrou que já sabe dizer "anda" muito bem ao mesmo tempo que carrega no big mac.

Hoje, não fomos à escolinha, porque tínhamos fisioterapia mais cedo. Assim, viemos para casa e estivemos a fazer standing, talas e exercícios para os pés.

Almoçou razoavelmente e depois ainda dormiu uma sestinha, que permitiu que recuperasse da aula da manhã.

Hoje quando chegámos à Liga, tínhamos uma novidade à nossa espera. Uma nova cadeira/sofá.

Este sofá, chegou agora a Portugal vindo de uma feira na Alemanha e segundo dizem os que o experimentaram é de um conforto espantoso. Existem vários tamanhos, inclusive para adultos.

O Afonsinho esteve a fazer avaliação na fisioterapia, depois dos exercícios de fisioterapia pura que hoje fez e depois na terapia ocupacional.

Esteve VINTE MINUTOS sentado no sofá, muito tranquilo, quietinho e sem qualquer birra?!. só saindo de lá para fazer exercícios da TO.

Estávamos todos estupefactos com o sucedido.

Amanhã continua a avaliação e o terapeuta ocupacional quer fazer integração sensorial com o Afonsinho sentado na cadeira.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009


Mickey-Mouse - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Mickey-Mouse em ScrapsWEB.com.br

A nossa escuteirinha

Recebemos hoje as fotos do acampamento em que a C. participou, não consegui deixar de publicar aqui uma, tal é o orgulho que sentimos nesta menina linda e fantástica.

A educadora de Ensino Especial

Mais uma noite que correu razoavelmente bem...

Acordámos cedinho e hoje chegámos a horas à escolinha.

Esteve a trabalhar com a educadora de e.e, e continua a colaborar com ela nas actividades. Hoje bateu um recorde e conseguiu estar sentado na cadeira, durante quatro musicas!!!

Continua a almoçar muito bem, a dormir cada vez melhor e o lanche, que pelo visto é a refeição preferida do Afonsinho, também corre muito bem.

Depois da escolinha seguimos para a piscina. Hoje contámos com a presença da educadora de e.e.

A aula começou na piscina de água menos quente, com o Afonsinho sentado dentro de um cesto de roupa, enfiado num colchão para flutuar. O objectivo era mantê-lo sentado dentro do cesto mas, como ele é tão pequeninho, ficava deitado e parecia que estava dentro de uma banheira.

Esteve a nadar, a fazer bolhinhas, a fazer exercícios de alongamento, sempre sobre o olhar atento da educadora e do Afonsinho que depois de cada exercício olhava para a S., como que a dizer "vês o que eu consigo fazer?".

Passámos depois para a "nossa" piscina com água quentinha. A Ritinha fez um mergulho com o Afonsinho, o que deixou a S. completamente espantada. Cantámos a nossa canção e o Afonsinho colaborou mexendo os braços, como se estivesse a nadar, sempre com um olho na Ritinha e outro na S.

Perguntámos-lhes várias vezes onde estava a S. e de imediato a procurava e a identificava.

É espantoso como ele a conhece tão bem, uma vez que estão a trabalhar juntos, apesar de ser três dias por semana, há pouquíssimo tempo.

A aula terminou com relaxamento na jacuzzi e a S. pode ouvir pela primeira vez, os gritinhos de prazer do Afonsinho, assim como as suas gargalhadas o que a deixou deliciada.

Enquanto me estava a vestir, ficou com o Afonsinho ao colo e esteve sempre a fazer-lhe exercícios nas pernas e nas mãos.

Como surgiu a oportunidade perguntei-lhe se o curso dela era educadora de ensino especial. Claro que a resposta foi um sim.

É óbvio o interesse e o empenho que tem com o Afonsinho mas, também é óbvio que está motivada para este trabalho, que o escolheu porque tem gosto em trabalhar com crianças com dificuldades e que o seu objectivo é fazer a diferença na vida destas crianças.

Agora, como já lhe disse, só espero que fique por quatro anos, como está previsto na lei e que possa acompanhar o Afonsinho assim de forma tão empenhada e interessada.

Esta equipa que acompanha o Afonsinho, composta por DEZ pessoas, entre terapeutas e educadoras, é uma equipa excelente!!!
Mais um desafio da Avó Maria.

Responder a algumas perguntas e passar o desafio a 5 blogues.

EU NUNCA: Fiz um molotof (alguém me quer ensinar?)

EU SEI: Que falo imenso (resposta plagiada da Avó Maria mas, super verdadeira!!!)

EU QUERO: Estar numa praia, com um areal a perder de vista, um mar azul com água quente...

EU SONHO: Viajar pelo Mundo, num belo iate!

Os blogues nomeados são: O Gato de Rodas, Psicomotricidade no meio aquático, Sun Melody, Baunilha e Chocolate e o Principezinho.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Mais alguns progressos...

Hoje, a noite correu um bocadinho melhor e o Afonsinho dormiu até às cinco horas da manhã.

Comeu bem ao pequeno almoço, enquanto víamos desenhos animados.

A caminho da escola, uma bela de uma birra!!!

Quando chegámos, já lá estava a educadora de e.e.

O Afonsinho já estabeleceu com ela uma óptima relação e trabalha muito bem com ela. Hoje, segundo me disseram quando o fui buscar esteve muito bem e "tivemos o nosso Afonso de volta", foi a frase que utilizaram.

VIVA!!!!

O almoço correu muito bem, sem qualquer birra e hoje já adormeceu um bocadinho mais cedo e claro, quando o fui buscar ainda estava a dormir e... lá chegámos atrasados à terapia da fala.

Hoje, estiveram a trabalhar os animais, com a total colaboração do Afonsinho, que continua a identificar os animais e os sons de forma correcta. A diferença é que já começamos a ter identificação com a mão, de forma correcta e logo à primeira tentativa.

Simplesmente maravilhoso!!!

Na fisioterapia estiveram a trabalhar o sentar e a posição de joelhos. O Afonsinho já consegue puxar sozinho os joelhos de modo a ficar de gatas mas, ainda precisa de ajuda com os braços e as mãos, para se conseguir segurar.

A sessão correu bem e ele esteve sempre bem disposto e colaborante.

O caminho até casa foi feito a "berrar" a plenos pulmões, de tal forma que quando chegámos estava... rouco!!!

Lanchou bem, o que neste momento já é normalíssimo e depois adormeceu, obviamente!!!

Não acordou para jantar mas, também não me preocupa, porque ele lancha tão bem que o jantar passa a ser secundário, acordou para beber o seu leitinho e voltou a adormecer perto da meia noite.

Já está muito melhor, não voltou a ter febre, ainda tem alguma expectoração mas, nada que compare ao fim de semana.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Na escolinha com computador

Hoje e apesar de ainda ter alguma tosse e expectoração, o Afonsinho foi à escolinha, porque como tem o apoio da educadora de e.e, não nos podemos dar ao "luxo" de faltar.

Comeu muito bem ao pequeno almoço e a viagem até à escolinha foi feita meio/meio. Metade do caminho sem chorar e metade a birrar.

Esteve muito bem na escolinha mas, hoje e apesar da educadora ter levado o computador não se mostrou muito interessado.

Curiosamente almoçou muito bem e dormiu depois das 16h, porque já adormeceu muito tarde, o que fez com que não pudéssemos ir à natação.

Hoje, segui a cabeça em vez do coração, porque não tinha nenhuma vontade de o levar para a escola mas, acabou por passar bem o dia.

Quando chegámos a casa esteve a lanchar e comeu um prato enorme cheio de nestun, com o suplemento, para depois voltar a adormecer.

Acordou já perto das 23h, bebeu o leitinho e cerca da meia noite voltou a adormecer.

Amanhã é outro dia e vamos ver como corre a noite...

domingo, 22 de novembro de 2009

Novamente doentinho...

Na 6ª feira iniciámos o dia, com mais uma sessão de osteopatia sacro-craniana e o Afonsinho não foi à escolinha. Esta situação acontece de 15 em 15 dias, uma vez que a agenda está totalmente preenchida.

Agora, que já temos educadora de ensino especial, temos a agenda completa e o único dia de descanso é mesmo o Domingo.
Segunda-feira de manhã tem o apoio com a educadora de e.e e de tarde natação.
Terça-feira de manhã tem apoio com a educadora de e.e e de tarde fisioterapia e terapia da fala.
Quarta-feira de manhã tem apoio com a educadora de e.e e de tarde natação.
Quinta-feira de manhã hipoterapia e de tarde fisioterapia e terapia ocupacional.
Sexta-feira de manhã de 15 em 15 dias tem osteopatia sacro-craniana e de tarde terapia da fala e terapia ocupacional.
Sábado de manhã intercala semanalmente a acunpuctura com a osteopatia e de tarde tem natação.
A sessão estava a correr bem, com colaboração e tolerância por parte do Afonsinho, quando a Sara decidiu fazer-lhe uma massagem, com pressão em determinados pontos, barriga, costas, pernas, pés...

Durante a massagem o Afonsinho começou a reagir mal e chorou durante o resto da massagem.
Depois dormiu um soninho e começou...

Não quis almoçar, ficou com febre, 39º e começou o choro e o lamento. Como também não me estava a sentir muito bem, decidi ficar em casa e não fomos às terapias, hoje era dia de terapia da fala e terapia ocupacional.

A febre foi cedendo mas, voltou ao fim da tarde, acompanhada de tosse, muita expectoração, muito choro e muito queixume...
Foi uma tarde para esquecer...

A noite não correu melhor e passámos a noite em branco, entre baixar a febre, que entretanto voltou, os aerosois, o soro no nariz, brufen, benuron, bucagel... passando pela varanda para apanhar o frio da noite...

Uma noite para esquecer...

O sábado não correu muito melhor mas, não voltou a ter febre e a noite já foi ligeiramente melhor.

Acabámos por passar o domingo no quentinho, com o Afonsinho a melhorar durante o dia mas, sempre com muita expectoração e tosse.

Neste momento tem mais quatro dentes a romper, o que não favorece em nada esta situação mas, pensamos que terá sido a sacro a "puxar" esta situação.

Acreditamos que esta terapia ajuda a fazer uma limpeza do organismo e que é altamente benéfica para o Afonsinho mas, para nós foram mais três dias sem descansar e pior do que não dormir é não conseguir acalmar o Afonsinho e não saber lidar com todo o sofrimento que esta situação lhe trás.

Como na quarta-feira estivemos imenso tempo dentro de água, também poderá ter sido provocado pela piscina mas, não nos parece tão provável, porque ele já faz piscina, de forma muito regular, desde os seis meses.

Para a semana não vamos fazer osteopatia para percebermos se é da piscina ou não.

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados