Foram mais de 2 horas de reunião, alguns questionários e check list para responder. Nunca tínhamos feito nenhuma chek list mas, curiosamente e apesar das perguntas serem redutoras e direccionadas para os 18 /24 meses - a idade real do Afonso e outra para os 12/18 meses - a idade??? descobri que o Afonsinho faz muito mais coisas do que eu estava à espera, já para não falar daquelas (imensas) que ele faz e que não fazem parte da dita check list.
O mais importante, foi que a visita da educadora e ao contrário do que é habitual, não me provocou qualquer tipo de ansiedade, dormi a noite toda, respondi com calma e de forma muito natural.
Gostámos da primeira impressão, o que para mim é muito importante, pois tenho um mau feitio terrível e quando não gosta das pessoas à primeira, nunca mais gosto!
Gostámos da disponibilidade para conversar com a equipa de terapeutas que acompanham o Afonsinho (sexta-feira vai acompanharmos-nos à Liga para conhecer melhor o trabalho desenvolvido com o Afonsinho), gostámos do contacto e da maneira como tentou cativar o Afonsinho, conseguindo mesmo fazê-lo rir.
Terça-feira, às 9h00 da manhã!!! começamos.
À tarde, tivemos mais uma sessão de terapia da fala, que passou a dormir e de fisioterapia. Colaboração por parte do Afonsinho, fez espuma, sem grande interesse é uma actividade que ele não aprecia, sequência motora, e esteve sentado na tableform, reagiu melhor do que o costume mas, esteve a ser entretido pela irmã que fazia bolinhas de sabão, rebentou algumas, sorrindo e deliciando-se quando conseguia.
Hoje, foi um dia em CHEEEIIIO!!!!
De manhã, terapia ocupacional, rodar, barriga para baixo com flexão dos braços (cotovelos no chão), tocar piano, brincar, sentar e o Afonsinho colaborou em todas as brincadeiras e exercícios. Depois terapia da fala, portou-se lindamente, massagens na cara e dentro da boca, com as mãos e vibradores, agora o Afonsinho FECHA a boca ao toque. Hoje a terapeuta avançou para outros exercícios um bocadinho mais "agressivos", experimentou o gelo (passar com um gelado de gelo na face (bochechas) e dentro da boca (rapidamente). Subimos para um novo nível de trabalho, à procura de novas aquisições e novas competências.
De seguida viemos a correr para casa, almoçar e já estava na hora para deixar o G. no colégio. Voltar para casa, mudar fralda, roupa, e voltar novamente ao colégio para ir buscar o G. e seguir para a hipoterapia.
A sessão de hipoterapia, começou (como seria de esperar) com total rejeição do Afonsinho que, por esta altura, já estava super cansado mas, já sabemos como é o nosso menino guerreiro e à medida que a sessão foi avançando foi colaborando e fazendo todos os exercícios. A C. começou um novo nível na equitação e estava ansiosa e sem muita vontade de continuar, vamos ver como corre.
O Afonsinho adormeceu no carro e dormiu uma bela sesta, sem lanchar, também não estava cansado, estava cansadissimo e eu também, assim, socorri-me da ajuda amiga, da minha prima para levar o G. ao treino de futebol.
Estes dias deixam-me completamente rastos, não tenho um minuto, andamos sempre a correr para conseguirmos fazer tudo...
Amanhã é um novo dia, e o Afonsinho continua a subir os seus degraus, devagarinho, mas sempre a subir...