Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Parabéns Afonso!

Tenho que respirar fundo... seis anos, incrível e ao mesmo tempo inacreditável...
 

 
 
Parece-me tudo tão presente, tão vivido, tão perto... ainda sinto a maciez da pele de bebé, o bebé que dormia aninhado no meu peito e ainda dorme, o cheiro, o Afonso cheirou sempre tão bem, cheira sempre tão bem, o sorriso com  a sua covinha marota e maravilhosa, os olhos doces, ternos e tão expressivos, ah e o cabelo, os lindos caracóis loiros, macios...
Agora é o tempo da alegria, da paz, do amor...




Agora é o tempo de dar valor ao que e a quem realmente tem valor...
Agora é tempo de saber apreciar o amor e a dedicação de quem caminha conosco...
Agora é tempo de apreciar, ainda mais, a partilha e a amizade...

Hoje foram muitos os que partilharam a felicidade do aniversário do Afonso: Avó Mercedes, Avô César, Avó Maria e Galvão, os tios: Cláudia, Ricardo, Augusta, João, Zé, Jorge, Isabel, Carlos, João e Ana. Os primos: Adelaide, Inês, Gonçalo, Zé Carlos, Margarida, Filipe, Miguel, Ivo, Guilherme e Madalena, a nossa querida Rita, namorada do Guilherme, os amigos muitos especiais: Vânia, Nuno, João e Mariana, Clélia, Bernardo e Matilde, atuais e antigos terapeutas do Afonso, educadoras, auxiliares, amigos, que via telefone ou mensagem nos deixaram mensagens de amor, carinho, alegria e apoio. A todos agradecemos é bom, muito bem, saber que o Afonso é tão amado.

Agora é tempo de aprender a relativizar...
Agora é o tempo de viver, ainda mais, um dia de cada vez, apreciar cada momento, torná-lo único e especial...
Agora é o tempo de valorizar, ainda mais, cada passinho, cada conquista...
Agora é o tempo de dar asas ao sentimento, a este sentimento forte e incondicional que nos mostra que tudo é possível, mesmo que seja preciso ultrapassar ou simplesmente evitar os obstáculos...
Agora é o tempo, mais do que nunca, de acreditar e nós acreditamos!
Acreditamos que o nosso caminho é um caminho que se faz caminhando...

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Em jeito de diário - dia 7

A noite correu muito bem, finalmente o Afonso acordou às seis da manhã.
 
O dia foi tranquilo.
 
Iniciámos o dia com um belo banhinho, pequeno almoço e um bocadinho de trabalho caseiro. Colocámos o Benik e os dafos, no pé esquerdo e fizemos mobilização da perna, dos braços e das mãos. Quero começar a usar a tala de barbas mas hoje, achei que ainda era cedo., talvez experimente no sábado para ver como ele reage.
 
Faz hoje uma semana que foi operado e está muito mas muito melhor.
A recuperação tem corrido muito bem. Como sempre temos sido surpreendidos por um menino lutador, bem disposto, que praticamente não se queixa, um verdadeiro exemplo.
 
A alimentação continua difícil, sendo nesta altura a única situação que falta recuperar para termos o Afonso a fazer as suas rotinas normais.
 
Amanhã é um grande dia, um dia muito especial, esperamos que a noite seja tranquila para amanhã aproveitarmos o dia ao máximo, para que cada momento se torne único e especial.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Em jeito de diário - dia 6

A noite voltou a ser dificil, uma vez que o Afonso voltou a acordar às três da manhã...
 
O dia correu muito bem. O Afonso está melhor, já se mantém sentado por mais periodos sem apresentar dor e o nosso esforço fisico também é menor, porque conseguimos manipulá-lo com maior facilidade.
 
Na alimentação continua a apresentar algumas dificuldades, tem pouco apetite e não quer comer.
 
Está bem disposto, sorridente e muito bem encarado.


 

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Em jeito de diário - dia 5

A noite voltou a ser intermitente, acordou às três horas e não voltou a adormecer...
 
Começámos o dia com um baninho, no duche, para lavar a cabeça e na cama para lavar o corpo.
 
O dia hoje foi um bocadinho mais difícil, porque queremos que ele acerte o sono e não o deixámos dormir e ele ficou mais rabugento e chato. Mesmo assim ainda dormiu uma meia hora de manhã e fez uma sestinha depois do almoço.
 
A alimentação hoje, também não foi famosa. Comeu bem ao pequeno almoço, pouco ao almoço e quando estava a lanchar voltou a ter uma brutal dor de barriga, novamente resolvida com um bebé gel e um shot de limão. Optei por lhe dar fruta cozida mais tarde mas também comeu muito pouco e só à noite é que comeu o Nestum bem.
 
Hoje fez a mudança do penso. As suturas estão muito bem, com excelente aspecto e sequinhas, a perna ainda está um bocadinho inchada mas nada em exagero e tem a perna direitinha! Viva!
 
Adormeceu cedo, na sua hora habitual, vamos agora ver como corre a noite...

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Em jeito de diário - dia 4

A noite voltou a ser intermitente, o Afonso acordou à uma pra ir à casa de banho e ficou acordado até às três e depois foi adormecendo até às cinco, hora em que acordou.
Durante a manhã fez duas sestinhas e de tarde voltou a dormir, em resumo, está com os sonos alterados.
 
Hoje esteve muito melhor. Apesar de manter ainda algum queixume, de manhã já conseguimos que se sentasse por alguns períodos e que comesse mais bem posicionado.


De tarde após a limpeza do intestino, provocada por um bebé gel e um shot de limão (água quente, limão e mel(  melhorou brutalmente, parecia outra criança e com as canções e palhaçadas da mana voltámos a ver sorrisos e a ouvir gargalhadas.
 
No fim da tarde, voltou a ficar mais chatinho e não quis jantar, estava muito queixoso, novamente com dores de barriga, voltei a dar-lhe o shot de limão e o bebé gel.
 
A alimentação correu bem, exceto o jantar, comeu razoavelmente.
 
Agora, está na hora de dormir, vamos ver como corre a noite.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Em jeito de diário - dia 3

A noite correu bem e o Afonso só começou a acordar às três da manhã, com queixinhas que se prolongaram até às cinco, hora em que lhe demos o Benuron e o pequeno almoço.

Comeu o Nestum todo (metade da dose habitual) e voltamos para a caminha e dormimos até perto das nove e meia,  a meio da manhã comeu um iogurtinho, almoçou razoavelmente, lanchou duas vezes, molotof, feito pela mana e maçã cozida com bolachas e por volta das 21h ainda voltou a comer Nestum.

Hoje também já conseguimos que fosse à casa de banho e apesar da dificuldade lá conseguimos que fizesse xixi. Estes dias têm usado training mas como não quer fazer xixi acaba por reter, o que lhe faz muito mal.

Esteve calmo e tranquilo praticamente durante todo o dia, foi vendo televisão e DVD's no portátil que lhe oferecemos na quinta-feira, uma presente excelente que lhe tem feito imensa companhia.


 
Por volta das quatro, as visitas aumentaram e o Afonso começou a ficar impaciente, birrento e chatinho. Às seis demo-lhe o Benerun e acalmou um bocadinho.
 
Por voltas das nove, comeu uma papa Nestum e foi para a cama dormir, vamos ver como corre a noite.
 
Estamos cansados, como é óbvio, uma mistura de ansiedade, stress e falta de descanso, desta vez quem está pior é o pai, eu estou cansada fisicamente mas sinto-me muito calma, tranquila e confiante. Penso que o Afonso está a reagir muito mas mesmo muito bem, muito acima das minhas expetativas, pensei que iria lidar muito mal com a dor mas tem se mostrado um verdadeiro heroi.


O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados