Que ele saiba que, invariavelmente, pode contar comigo, nos tempos de celebração e na travessia das longas noites escuras.
É dele também a minha mão. É dele também o meu abraço. É dele também a minha escuta. É dele também o meu olhar amoroso. É dele também os meus melhores sorrisos.
Que se saiba amado muito além do de vez em quando, do por causa de, do se.
Que se sinta amado como é, não interessa com que cara a circunstância esteja. Que se sinta amado simplesmente porque é...

Ana Jácomo
Não me peça para esquecer as cores, meu coração sempre andará com as lembranças felizes.
Tendo na visão do futuro, as flores, o voo dos pássaros, um lindo céu azul com nuvens desenhando belas formas...
E talvez um mar para banhar e salgar as manhãs.
Não me peça para esquecer a imensa beleza da vida.
Apesar de tudo o que já passei, de tantos dissabores, há sempre algo que movimenta a nossa esperança...
Uma criança que nasce para ser amada e ser feliz, uma flor que desabrocha para ser contemplada por quem quiser, um menino que cresce e segue um caminho repleto de luz...

Carol Timm

Afonso

O caminho começou no dia 21 de Dezembro de 2006, o Afonso nasceu em morte aparente, ficando com lesões cerebrais, que lhe causaram paralisia cerebral. Atravessámos longos dias de hospital, dias em que a dor e a preocupação não nos abandonavam mas, desde cedo, percebemos que era um lutador e todos os dias lutamos, com ele, para chegar onde lhe for possível e quem sabe… afinal é um caminho que se faz caminhando...

sábado, 24 de dezembro de 2011

Mensagem de natal

«A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.»

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Trabalho e mais trabalho...

E hoje bem cedido, ainda ensonados, após o pequeno almoço seguimos para mais uma sessão de hidroterapia.

A sessão começou, como já é usual, fora de água com manipulação do membros e depois seguiu para dentro da piscina, onde se vê de forma notória os progressos, fruto do trabalho desenvolvido no tapete.

O Afonsinho esteve muito bem, participativa mas ficou cansadissimo.

Depois do almoço, ervilhas com ovos escalfados que ele adooora, mais uma sessão de osteopatia sacro craniana e fisioterapia com a Sara.

Se já estava cansadissimo, de tarde ficou completamente de "rastos"...

Foi um dia de trabalho intensivo, onde cada articulação, cada músculo, não ficou por trabalhar, por estimular.

Depois também a primeira oclusão do olho direito, uma nova "terapia" diária.

Assim começou o primeiro dia dos cinco anos do Afonsinho, amanhã continuamos.

Não sei quando vamos conseguir ter tempo para começar a brincar com os brinquedos novos...

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Aniversário, os momentos...













Caminho de luz

Meu querido filho,
Cinco anos de vida abraçada, por corações entralaçados, braços apertados, mãos dadas, num amor incondicional.
Queria poder dar-te o mundo, o céu,  o sol, os campos, o maras joias  e  todas as estrelas do universo.
Queria que o azul do céu, te desse os bons dias com um sorriso em cada manhã, que o  calor do sol te aquecesse num abraço apertado e caloroso... 
Queria que o verde dos campos, os cheiros da flores, o canto dos pássaros te lembrassem que a vida é uma tela em branco pronta para ser pintada com todas as cores da felicidade...

Queria que todos os teus dias fossem brilhantes e que o brilho dos teus olhos ofuscassem a mais bela das joias...
 
Queria que o som das ondas, o cheiro da maresia, o azul infinito, cada pegada na areia te mostrassem que tens um caminho maravilhoso para seguir e que a luz das estrelas, de todas as estrelas do universo te mostrem esse caminho...

Um caminho de abraços, de felicidade, de brilho, de amor, um caminho de luz...


Jóia


«Quando estamos diante de algo ou de alguém que é absolutamente precioso na nossa vida, a gente sabe, mesmo que sem muita clareza no início, a nitidez às vezes só costuma florir no tempo da primavera do olhar. A gente sabe porque sente com uma sinceridade tão profunda que qualquer nuvem de dúvida dura pouquíssimo no céu de azul macio que acontece nesse território da alma. A gente sabe porque o sentimento nos pega pela mão e nos leva para um lugar de paz tão singular que, se formos honestos com nós mesmos, reconhecemos ter visitado raras vezes nas nossas andanças. A gente sabe porque sente ter sido despertado em nós um entusiasmo que nos enche de vontade de fazer expandir a nossa bondade e transformá-la em gestos amorosos pra distribuir por aí. A gente sabe porque o coração também sai de casa pra sorrir e quer convidar outras tantas vidas pra sorrir junto. A gente sabe porque não consegue mais imaginar que o nosso caminho desaprenda a passar por lá, mesmo que precise aprender a desaprender depois. A gente sabe porque se sente feliz. Simplesmente feliz.

Quando estamos diante de algo ou de alguém que é absolutamente precioso na nossa vida, a gente ama. E muitas vezes se surpreende, de novo ou pela primeira vez, com a própria capacidade de amar.»

Ana Jácomo

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

consulta de oftalmologia

Hoje começámos a manhã na piscina com mais uma sessão de fisioterapia seguida de uma sessão de hidroterapia.

Como sempre, de inicio, durante a manipulação temos alguma refilisse mas com o desenrolar do trabalho vai colaborando e tornando-se participativo.

A hidroterapia correu muito bem.

De tarde consulta de oftalmologia.

O Dr. gostou muito de ver o Afonsinho. Achou-o muito crescido, muito bem comportado  e educado.

O  exame correu muito bem, sem choro ou qualquer birra. O Dr. conseguiu fazer um exame completo.
O alinhamento motor continua perfeito, não há desvio, nem estrabismo.

O olho esquerdo apresenta uma ligeira hipermetropia amiotrófica, que vai ser corrigida com a oclusão do olho, diarimente, durante uma hora.
Esta situação   provoca um ligeira perda de visão, o olho que tem a ptose recebe menos luz e poderá provocar a longo prazo e se não for corrigido, o acomodismo deste olho em detrimento do olho direito, assim com, mais, esta terapia esperamos corrigir esta pequena situação.

Uma vez mais, voltou a falar nos enormes progressos que ele já conseguiu  atingir, para continuarmos a trabalhar, porque ainda vamos conseguir atingir grandes objectivos, as palavras para ele são: trabalho e não desisistir.
Gostei das palavras que ouvi mas, estou numa fase tão negativa, que não sei o que pensar, não sei o que sentir mas, sei que vou continuar a trabalhar e a proporcionar tudo mas mesmo tudo o que for necessário para que o Afonsinho continue a evoluir e a melhorar...

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Quase férias...

Iniciámos o periodo de férias escolares mas de terapias não.

Assim após uma manhã de mimo, a Ritinha chegou para uma sessão bem puxada de fisioterapia. O Afonsinho inicialmente refilou bastante  mas depois foi colaborando tornando-se mais participativo e esforçado.

Foram duas horas de manipulação, exercicios de alongamento, estimulação dos  musculos utilizando a vibração, sentar, carga nos membros superiores, transferências  de peso, controlo de tronco, promoção do controlo de cabeça, talas de barbas, long siting, standing...

A Rita utiliza exercicios novos que o estimulam e que ele aceita com  entusiasmo.

A partir de Janeiro vamos fazer fisioterapia com a Ritinha três vezes por semana, tentando dar assim um impulso ainda maior ao desenvolvimento motor.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Cinema

Hoje fomos ao cinema ver "Alvim e os esquilos - Naufragados.

Imagem retirada de estrelaseouricos.sapo.pt

O Afonsinho teve um comportamento exemplar, como um menino que tem quase cinco anos. 
Está mais crescido, comportou-se muito bem,  muito educado.

O filme, que já é o terceiro, começa a perder a graça mas mesmo assim ele gostou e ainda vimos alguns sorrisos e uma ou outra gargalhada mas nada comparável ao outro filme.

A grande novidade foi que se conseguiu manter sentado, por alguns períodos.

O que é paralisia cerebral?

"A criança com Paralisia Cerebral tem uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento.
(...)A criança com Paralisia Cerebral pode ter inteligência normal ou até acima do normal."

Retirado de "A criança com paralisia cerebral" - Guia para os pais e profissionais da saúde e educação APPC
Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio...
O silêncio no meu coração,
Os momentos, os meus momentos felizes...
Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar.
Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...
Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...

Dina

Sou uma caminhante na estrada do aprendizado do amor. Às vezes, exausta, eu paro um pouquinho. Cuido das dores. Retomo o fôlego. Depois, levanto e seduzida, enternecida pelo chamado, cheia de fé, eu prossigo. Um passo e mais outro e mais outro e mais outro, incontáveis. Sei de cor que não é fácil, mas sei também que é maravilhoso olhar para o caminho percorrido e perceber o quanto a gente já avançou, no nosso ritmo, do nossos jeito, um passo de cada vez.

Ana Jácomo
E Deus continua susurrando: Não desista, o melhor ainda está por vir...
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

O amor é um caminho que clareia, progressivamente, à medida em que o percorremos, como se cada passo nosso fizesse descortinar um pouco mais a sua luz.
A jornada é feita de dádivas e alegrias, mas também de imprevistos, embaraços, inabilidades, lições de toda espécie.
De vez em quando, tropeçamos nos trechos mais acidentados. Depois, levantamos e prosseguimos: o chamado do amor é irrecusável para a alma. Desistir dele, para ela, é como desistir de respirar.


Ana Jácomo
Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver.

Ana Jácomo
Nem sempre querer é poder, porque às vezes a gente quer, mas ainda não pode. Ainda não consegue realizar.
Não faz mal: a vontade que é legítima, alinhada com a alma, caminha conosco, paciente, fresca, bondosa, até que a gente possa. Às vezes, isso parece muito longe, mas é só o tempo do cultivo. As flores, como algumas vontades, também desabrocham somente quando conseguem


Ana Jácomo
Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.
Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos move.

Ana Jácomo

Todos os direitos reservados