Continuamos a acordar sozinhos e bem cedinho. As rotinas já estão estabelecidas e a funcionar.
Hoje tivemos a primeira viagem, deste novo ano lectivo, sem birra!!!!
Na escolinha, começaram a manhã no tapete depois da canção do bom dia, contaram o numero de meninos e de meninas e depois o total. O Afonsinho, com a ajuda da A. e com o SPC acompanhou a contagem e uma vez mais dando respostas certas: 8 meninos, 12 meninas, 20 meninos.
Na escolinha, começaram a manhã no tapete depois da canção do bom dia, contaram o numero de meninos e de meninas e depois o total. O Afonsinho, com a ajuda da A. e com o SPC acompanhou a contagem e uma vez mais dando respostas certas: 8 meninos, 12 meninas, 20 meninos.
A educadora escreveu a data no quadro e perguntou que dia era.
Apenas um menino sabia que era segunda-feira e que ontem tinha sido domingo, o Afonsinho!!!
Incrível, não é?
O grupo tem 3 crianças com três anos, 7 com quatro anos e 12 com cinco...
Depois os meninos estiveram a contar o que fizeram no fim de semana. O Afonsinho foi o primeiro e a A. leu o que vinha escrito no seu caderno.
O Afonsinho estava muito feliz por poder participar, na educadora também era notória a alegria de poder entendê-lo e os amiguinhos estavam muitos contentes por perceberem que ele apesar de não falar ou como a educadora diz "fala muito baixinho e não se ouve", também vai passear, sabe contar, o dia da semana...
Conseguir comunicar com o Afonsinho e deixá-lo comunicar é uma experiência com que todos têm muito a ganhar, é muito gratificante, perceber que estamos no bom caminho.
Depois do lanchinho da manhã, o trabalho era desenhar o "fim de semana".
Ajudei o Afonsinho a fazer o desenho, com lápis de cor e a bola enfiada no lápis para o ajudar na preensão. Perguntei-lhe como estava o céu no domingo, respondeu azul e pintámos o céu, se estava sol ou vento, respondeu sol e pintámos o sol, de que cor eram as folhas da árvores, escolheu o lápis verde, o tronco, escolheu o castanho, o escorrega, quando desenhámos só uma parte, disse que era maior.
Claro, que todo o desenho foi feito com ajuda e orientado mas, ficou perceptível e não apenas riscos, como vi em alguns desenhos no ano passado e ainda trabalhámos uma série de conceitos: memória, visualização, espaço, noções temporais, o estado do tempo, as cores, quantidades, segurança, auto-estima, noção de concretização, de capacidade para fazer...
Mais uma prova que é possível desenvolver um trabalho extremamente positivo com ele, tendo a ajuda necessária para o fazer.
De seguida fomos para o recreio. O M. um menino de cinco anos foi sentado na cadeira e o Afonsinho foi ao colo da A. ao lado, não achou muita graça ao amigo ir sentado na cadeira, os meninos adoraram a ideia e todos queriam andar...
Depois do M. foi a vez do Afonsinho, que apesar de continuar a birrar, estava com uma atitude diferente e com uns decibéis bem abaixo do que costuma ser habitual...
No fim da manhã, esteve a beber água e foi à casa de banho, o que tem acontecido todos os dias, ao contrário do ano passado que não queria fazer xixi na escola.
1 comentário:
Claro que sim.....desde que exista predisposição de todos os intervenientes.
Boa Afonsinho continua assim a mostrar o quão és valente.
Beijinhos enormes
Enviar um comentário