O tempo ontem não ajudou neste regresso às férias.
Estava frio, vento e chuva o que não impediu a C. de dar os seus mergulhos, para ela é mesmo faça chuva ou faça sol...
Para este período de férias trouxemos conosco muita vontade de continuar com dias tranquilos e descansados mas, também muito trabalho para fazer... benik, theratogs, talas de espuma para os braços, talas de barbas para as pernas, standing frame, x-panda, SPC, mesa com o quadro magnético e claro o nosso grande desafio a nova cadeira, a Koala.
Os nossos dias terão que ser muito bem organizados para conseguirmos realizar algumas tarefas diariamente, entre a diversão e o descanso.
Ontem, voltámos às talas de espuma para fazer alongamento dos braços, impedir o padrão e fazer carga quando está sentado e voltámos também ao standing. O Afonsinho esteve pouco tempo no standing cerca de 10 minutos, uma vez que esteve muito tempo sem fazer e diariamente iremos aumentar o tempo gradualmente.
Hoje o tempo já estava bom e já pudemos ir para a piscina, para delicia do Afonsinho que delira dentro de água.
De tarde iniciámos o nosso treino na cadeira na Koala, o meu grande objectivo deste verão, apesar que o sentar é um objectivo de há muito tempo.
Com esta cadeira o objectivo é que ele se sinta autónomo e perceba que pode fazer as coisas sozinho sem apoio de ninguém.
A primeira etapa e para nós a mais importante é que ele deixe de fazer as birras que faz quando o sentamos na cadeira (em qualquer cadeira), para isso temos que encontrar formas para que ele sinta prazer, se divirta, por forma a que o prazer supere a aversão.
Sabemos que vai ser um trabalho muito difícil, moroso e complicado, como ficou comprovado hoje onde começou a "birrar" ainda antes de estar corretamente sentado e birrou durante os cerca de vinte minutos que esteve na cadeira.
A minha estratégia a partir de amanhã, em que só eu e a mana vamos estar (o pai está a trabalhar e o mano só vem na quinta-feira) é começar devagarinho e várias vezes ao dia, a utilizar a cadeira, cinco minutos de cada vez tentando entretê-lo com palhaçadas e canções.
Neste momento não é importante que seja ele a conduzir a cadeira, essa etapa ficará para mais tarde, até porque já sabemos que ele o consegue fazer, desde que esteja fora da cadeira, ou seja não esteja sentado.
Agora só queremos que ele comece a tirar prazer de estar sentado e deixe de birrar, este é o passo que falta para podermos dar o salto na reabilitação dele, um passo fundamental que todos acreditamos irá permitir maximizar as suas potencialidades, as suas capacidades, para o desenvolvimento de novas competências.
Nós acreditamos!!!
E digo mais, VAMOS CONSEGUIR!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário