O nosso dia começou bem cedo, eram 4h da manhã e já estávamos a acordar...
Fizemos o check in e com o Afonso, bem disposto e tranquilo, aguardamos pelo embarque. Esta foi a primeira vez que o Afonso andou de avião e estava excitadissimo, uma excitação boa sem qualquer irritabilidade ou alteração comportamental à mistura.
Esta viagem a Madrid teve como objetivo a avaliação do therathogs e dos Dafos.
O Dr. Francesc gostou imenso de ver o Afonso e referiu a sua melhoria em relação ao padrão de hiperextenção.
O Afonso vai agora usar Dafos 3, personalizados uma vez que as correções a fazer em cada pé são distintas, um pé é valgo e outro vago, um pé assenta no lado de fora da planta do pé e o outro na parte de dentro do pé e também porque é necessário colocar o pé a 90 graus, para que assente de forma correta, com o calcanhar como apoio e não a ponta do pé. Estas talas/órteses são extremamente agressivas, uma vez que criam pontos de pressão dos ossos com a tala e a adaptação vai ter que ser feita de forma gradual, inicialmente no standing, carga estática e só depois poderá fazer carga dinâmica.
O therathogs também foi alterado, o que usa neste momento está gasto e não pode ser usado, temos ainda outro, um tamanho maior, que vai ser cortado e ajustado para substituir este. Este novo protocolo é para ser usado durante um mês, promove a rotação externa das pernas e joelhos e a estabilidade da zona pélvica e depois teremos que acrescentar um extensor em forma de X, na parte da frente com o objetivo de promover a flexão contrariando o padrão de hiperextensão. Temos que filmar e enviar a informação e daqui a 6 meses terá que fazer nova avaliação.
Em Portugal, apesar das evoluções dos últimos anos, continuamos a nível dos produtos de apoio bastante longe, especificamente neste caso, da qualidade existente noutros países!
Foram dois dias intensos em que o Afonso se portou de forma fantástica!
Andou de avião, num carro que não era o dele, fez as refeições fora de casa, dormiu num hotel, noutra cama, ouviu falar outra língua, tudo para ele foi encarado com a maior naturalidade, com a curiosidade e a excitação própria de quem tem 6 anos, uma delicia!
1 comentário:
Sou do Brasil e achei esse blog por acaso, só queria escrever pra dizer que é linda a história de vida de vez e que nossa, COMO O AFONSO É LINDO, LINDO, LINDO, poucas vezes vi uma criança tão bonita. Parabéns!
Enviar um comentário