Após um dia de folga, hoje iniciámos o ano letivo em relação à escola. O Afonso volta ao JI para fazer a pré-primária.
Vai iniciar o JI só de manhã, saindo depois do almoço, uma vez que continua muito cansado. Nesta fase vamos tentar fazer a fisioterapia e ir ao JI, compensando com terapias caseiras as terapias que não conseguirmos fazer.
O Afonso mantém a mesma educadora do regular, a mesma educadora de ensino especial e a assistente operacional, a que está mais tempo com ele, apesar de todas o acompanharem.
O primeiro dia correu muito bem.
A sala tem meninos novos e ele ficou um bocadinho desiludido por ter perdido alguns amigos, a sensação que tive é que ele já não pertence ali, que está muito mais crescido, mais maturo mas nesta situação não havia uma solução perfeita: ou privilegiávamos a parte cognitiva ou a parte motora e emocional e nós optamos por privilegiar a segunda, aquela que ele necessita para fazer uma inclusão plena, no ensino regular.
Iniciamos hoje alguma rotinas, naquele que é o nosso grande objetivo, que o Afonso fique sentado na cadeira, sem birras, sem hiperextensão e funcional, ou seja, que desenvolva as tarefas diárias e a comunicação através do computador bem posicionado.
Quando chegou à sala sentou-se logo na x-panda e foi fazer a marcação da presença, também foi sentado para o refeitório e para o recreio e assim vai ser todos os dias, de forma gradual até conseguir estar sentado.
Fui busca-lo depois do almoço, foi à casa de banho e de imediato pediu para ir dormir, porque estava cansado. Já não fomos à piscina mas compensámos com a hidromassagem, após o standing e a carga na tábua de equilíbrio e com massagens, uma vez que ele continua com contraturas e com algumas dores.
Sem comentários:
Enviar um comentário