A integração, é um processo dinâmico e
multifactorial que supõe que pessoas diferentes, que pertencem a diferentes
grupos sociais se reúnam sob um mesmo objectivo ou preceito.
Integração implica sempre o esforço coordenado, planificação conjunta e a convivência pacífica entre as pessoas que formam o grupo. Esta é a única forma onde as partes podem constituir um todo, sem perder a sua individualidade.
Inclusão
Quando falamos de uma sociedade inclusiva,
pensamos naquela que valoriza a diversidade humana e fortalece a aceitação das
diferenças individuais. É dentro dela que aprendemos a conviver, contribuir e
construir juntos um mundo de oportunidades reais (não obrigatoriamente iguais)
para todos.
Isso implica uma sociedade onde cada um é responsável
pela qualidade de vida do outro, mesmo quando esse outro é muito diferente de
nós.
Inclusão ou integração?
Semanticamente incluir e integrar têm significados muito parecidos, o que faz com que muitas pessoas utilizem esses verbos indistintamente. No entanto, nos movimentos sociais, inclusão e integração representam filosofias totalmente diferentes, ainda que tenham objetivos aparentemente iguais, ou seja, a inserção de pessoas com deficiência na sociedade.
Inclusão *
Não quer disfarçar as limitações, porque elas são reais
Inclusão: a inserção é total e incondicional
Integração: a inserção é parcial e condicional
Inclusão: exige rupturas nos sistemas
Integração: Pede concessões aos sistemas
Inclusão: mudanças que beneficiam toda e qualquer pessoa
Integração: Mudanças visando prioritariamente a pessoas com deficiência
Integração: Mudanças visando prioritariamente a pessoas com deficiência
Inclusão: a sociedade adapta-se para atender às necessidades das pessoas com deficiência e, com isso, se torna mais atenta às necessidades de TODOS
Integração: pessoas com deficiência se adaptam às
necessidades dos modelos que já existem na sociedade, que faz apenas ajustes
Inclusão: defende o direito de TODAS as pessoas, com e
sem deficiência
Integração: Defende o direito de pessoas com deficiência
Integração: Defende o direito de pessoas com deficiência
Inclusão: o adjectivo inclusivo é usado quando se busca qualidade para TODAS as pessoas com e sem deficiência.
Integração: O adjectivo integrador é usado quando se busca
qualidade nas estruturas que atendem apenas as pessoas com deficiência
consideradas aptas.
Os objetivos tradicionais na educação de pessoas com necessidades educativas, ainda se orientam por conseguir alcançar comportamentos sociais controlados, quando deveriam ter como objetivo que essas pessoas adquirissem cultura suficiente para que pudessem conduzir sua própria vida. Ainda vivemos num modelo assistencial e dependente quando a meta da inclusão é o modelo da competência e autonomia.
É um modelo baseado no deficit, que destaca mais o que a criança não sabe fazer, do que aquilo que ela pode realmente fazer.
Essa postura é um problema ideológico, por que o que se esconde atrás dessa atitude é a não-aceitação da diversidade como valor humano e a perpetuação das diferenças entre os alunos, ressaltando que essas diferenças são insuperáveis.
A escola inclusiva é aquela onde o modelo
educativo subverte essa lógica e pretende, em primeiro lugar, estabelecer
ligações cognitivas entre os alunos e o currículo, para que adquiram e
desenvolvam estratégias que lhes permitam resolver problemas da vida quotidiana
e que os preparem para aproveitar as oportunidades que a vida lhes ofereça.
Todos teremos de aprender a "ensinar a aprender".
A cultura da diversidade é um processo de aprendizagem permanente,
onde TODOS devemos aprender a compartilhar novos significados e novos
comportamentos de relações entre as pessoas.
Nota: O conteúdo das definições acima referenciadas "Inclusão*" são de autoria de Cláudia Werneck, extraído do primeiro volume do Manual do Mídia Legal, segundo o site www.fraterbrasil.org.br de onde foram retirados alguns excertos das informações aqui transcritas. Consulte o site para ter acesso ao texto integral. A definição de integração foi retirada de conceito.de.
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