Este ano, conseguimos fazer cerca de oito semanas de férias, um verdadeiro luxo. Foram dias maravilhosos e tranquilos, com momentos fantásticos, tão bons, tão bons, que por incrível que pareça, pareceu muito pouco tempo, os dias passaram tão depressa...
Tivemos férias a sério, sem estarmos obcecados com o trabalho, o Afonsinho adorou, sentiu-se ainda mais feliz e como tem acontecido, continuou a fazer progressos durante as férias.
Comeu muito bem, começámos a fazer lanchinhos entre as refeições principais, o que nunca tinha sido possível, pois demorava muito tempo a fazer a digestão. O sistema digestivo está, finalmente, a adquirir maturidade.
Dormiu muito mas, mesmo muito bem, com um controlo total dos esfincteres.
Começámos a adaptação à cadeira de rodas e vamos tendo alguns progressos...
Este novo ano lectivo que se aproxima, ainda não está planeado. Este ano decidi, finalmente, pôr os meus planos tão bem preparados e tão bonitos de lado e seguir a "maré", o mesmo é dizer o meu instinto...
Senti que o ano que passou, foi um ano pouco próspero, tivemos imensos problemas com terapeutas, doenças e com o comportamento do Afonsinho...
Os planos saíram todos furados...
O que sabemos hoje, é que dia 1 iniciamos as terapias.
Pensamos, porque só quinta-feira de manhã é que vou ligar para a Liga para confirmar, que os horários se mantêm e assim, continuaremos a ter terapia ocupacional e fisioterapia à quinta-feira. A fisioterapeuta só começará a trabalhar na semana de 12 de Setembro. Depois da terapia ocupacional seguimos para a piscina, para a nossa primeira sessão de hidroterapia, com a nossa Ritnha.
Na sexta-feira de manhã (partindo do principio que tudo se mantém), teremos terapia ocupacional e terapia da fala e de tarde, mais uma sessão de hidroterapia.
No sábado, retomamos a acupunctura.
Vamos continuar o nosso trabalho caseiro, standing, therathogs, cadeira, exercícios de amplitude, ainda vou ter que pensar como vamos coordenar este trabalho com as restantes terapias.
Por agora é o que sabemos...
Nos anos anteriores, especialmente este ano que passou, tinha planos muito arrumadinhos e agora percebo que não funcionou.
Não funcionou para o Afonsinho, para mim, para os irmãos, para a família...
Na ânsia de querer fazer mais e melhor, não fui realista e não calculei de forma correta o esforço que todos tínhamos que despender.
O Afonsinho está integrado num excelente jardim de infância e a equipa de terapeutas que o acompanha é fantástica, o que nos permite encarar este novo ano lectivo de forma tranquila e descontraída...
2 comentários:
Bem amiga é sempre tão dificil planear...as variáveis são tantas que a probablidade de tudo acontecer como queremos é cada vez menor.
Acho que a tua opção para este ano é a correcta.....segue o teu coração de mãe, segue os teus instinctos e segue o que é melhor para o Afonso, nesse dia, nessa semana, nesse mês.
Por mais que queiramos e que isso de alguma forma nos dê algum jeito, nem sempre é possível cumprir o plano à risca, pelo que temos de ter a agilidade para o mudar de acordo com o que é melhor para todos.
Todos os anos, e para mim é nesta altura que começa o ano, é dificil percebermos o que é melhor para eles e para nós. Eles cresceram, precisam de outros estímulos, outras terapias, mais horas disto e menos de aquilo. Pelo que estes primeiros dias são dias de adaptação. Eu vou passar pelo mesmo e perceber se a nossa segunda-feira irá ou nao ser positiva.
Beijinhos
Dina, com o Afonsinho mais crescido, e ter gostado da nova escolinha, é meio caminho andado, para que o novo ano seja tudo melhor, e tudo vai correr bem.
Os manos também já estão mais crescidos e vais vêr que tudo vai correr ás maravilhas.
Beijocas gordas.
Maria Manuela Galvão
PS:- Só consigo comentar como anónimo....
Enviar um comentário