Esta semana a Liga esteve fechada, porque estiveram em reuniões de avaliação e só hoje é que tivemos terapias, fisioterapia e terapia ocupacional.
O trabalho mantém-se e na terapia ocupacional esteve bem mas, já se sente que está com espírito de férias, cenário que se repetiu na fisioterapia.
Hoje, entregaram-me a avaliação final do ano lectivo e todos os objectivos, foram considerados como «não adquiridos».
O terapeuta ocupacional, responsável de caso, foi-me perguntando se concordava à medida que falava de cada objectivo e eu fui concordando, com uma atitude algo displicente.
O terapeuta referiu por várias vezes, que se não concordava para dizer, porque era esse o objectivo daquela "reunião", fui-lhe respondendo que concordava, citando objectivo, por objectivo, e ele perguntou-me se tinha estado a ler os objectivos, ao que lhe respondi que não, que me lembrava de todos (também eram muito poucos).
Expliquei-lhe depois de já ter assinado a concordar, que como ele sabia o que estava no papel não significada nada para mim.
Para mim o importante foi o trabalho que desenvolvemos ao longo do ano, das estratégias que fomos encontrando, das conversas que mantínhamos em cada sessão, os objectivos no papel não me dizem rigorosamente nada!!!
São objectivos que podiam ou não ser difíceis de atingir, não sabemos como o Afonsinho iria evoluir ao longo do ano e são altamente castradores, uma vez que não reflectem a verdadeira condição do Afonsinho.
Ainda não se senta sozinho durante três minutos enquanto ouve uma história? Sim, senta-se! Não, não se senta!
Na escola, em casa consegue manter-se sentado sozinho mas, tanto podem ser três minutos, como trinta segundos, depende se durante esse período, quer, por exemplo falar sobre a história, e entra em padrão de extensão e obviamente se desequilibra,
A questão para mim é, foi desenvolvido o trabalho necessário na Liga para que ele conseguisse atingir este objectivo?
Alguma vez foi sentado sozinho e lhe leram uma história?
O facto de manter um tronco simétrico, um melhor controlo da cabeça, centrada e com uma postura correcta, não é avaliado?
O facto de a sua patologia - distonia se ter alterado ao longo do ano, permitindo-lhe novos movimentos, que tem que voltar a ser aprendidos, não é avaliado?
O facto de ter melhorado a coordenação dos braços, que lhe permite, na maioria das vezes chegar ao objectivo à primeira tentativa, não é avaliado?
A produção de sons onomatopeicos não foi adquirida!
A sério? Qual terá sido o papel da Liga para não só não se conseguir atingir este objectivo, como ainda conseguir que o Afonsinho tenha piorado?
E podia continuar e continuar...
A fisioterapeuta não o acha pior, nem que tenha perdido o que já tinha atingido, acha que este ano não teve tantos ganhos como no ano passado e na opinião dela, tem capacidades motoras para atingir maiores competências mas, tem outra idade, começa a querer outras coisas e mantém problemas comportamentais.
Como já escrevi anteriormente, disse à fisioterapeuta que em termos de equilíbrio e de estar sentado sozinho ele já esteve,aparentemente, melhor.
Quando digo aparentemente é porque nesta altura não se pode dizer que está pior, ou que esta alteração de patologia não venha a ser melhor, ao longo do ano houve tantas alterações...
Eu não sei, eles não sabem, o tempo e a evolução dele é que nos vai dizer como vai ser!
Como disse aos terapeutas nós damo-lhes todas as ferramentas para ele evoluir, todas as terapias, os melhores e mais adequados produtos de apoio, estimulo, incentivo.
Se ele vai conseguir adquirir mais algumas competências motoras, depende dele, da força de vontade e de conseguirmos controlar a distonia e o comportamento, factores essenciais para o seu desenvolvimento.
Aos quatro anos, o Afonsinho já atingiu a nível motor e apesar da gravidade da sua condição, metas que todos os médicos e técnicos que o acompanhavam e acompanham achavam completamente impossível de atingir, já para não falar a nível cognitivo onde é simplesmente brilhante, por isso mais uma vez digo, os objectivo, avaliações, relatórios e afins, não me dizem rigorosamente nada!!!
Vamos de férias tranquilos, sem qualquer preocupação ou stress como tem acontecido em anos anteriores.
Este ano vamos ter um período de férias a valer, na bagagem levamos a vontade de descansar, de divertirmo-nos e aproveitar ao máximo...
1 comentário:
Desejos de muito boas férias, e devertimento que também faz muita falta.
No novo ano lectivo começam os trabalhos de todas as terapias, por isso á que aproveitar ao máximo as férias.
Beijocassssssssssss a todos :-))
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