Iniciámos hoje o nosso período de terapias mais intensivas.
Este ano lectivo não foi muito favorável para o Afonsinho. Estivemos cerca de cinco meses sem um terapeuta da fala adequado e tivemos que começar de novo em Fevereiro, a otite que o fez parar em Dezembro e a varicela que o fez parar durante o mês de Março, tendo a piscina demorado mais algum tempo para re-iniciar.
O Afonsinho mantém um bom nível físico, sem assimetrias, encurtamentos ou deformações, boa massa muscular, cresceu e engordou, continua a evoluir.
Apesar de serem evoluções muito lentas, notamos uma melhoria considerável do controlo de cabeça, mais e melhor tronco, maior regularização do tónus muscular, mãos mais abertas, está muito mais activo, já consegue rastejar movendo as duas pernas, melhor coordenação motora em especial dos braços, já perdeu o reflexo de Moro, agora faz um "mini-Moro", uma vez que abre os braços ao nível dos ombros.
A nível da hiper-extensão está melhor mas continua a recorrer com muita frequência ao padrão, o que faz com que perca o equilíbrio, por exemplo, quando está sentado sozinho com o apoio dos braços, acho que a este nível, ele já esteve muito melhor e bem mais perto de se sentar sozinho.
Claro, que já aprendi como funciona o padrão cerebral e sei que de cada vez que se altera um movimento tem que haver um nova aprendizagem que demora, novamente, muitíssimo tempo para ser adquirida mas, a verdade é que já se sentou melhor, mesmo que os novos movimentos venham num futuro a ser facilitadores de novas competências.
As competências cognitivas, a facilidade de aprendizagens têm sido ao longo do ano, NOTÁVEIS!!!
Infelizmente, a nível da comunicação oral houve um enorme retrocesso e agora praticamente só diz "não" e "sim". Esta é uma situação que me revolta e me deixa muito mas, mesmo muito desanimada...
De qualquer forma temos duas excelentes terapeutas da fala e esperamos que ele melhore bastante durante este mês e meio de terapia mais intensiva e que o próximo ano seja um ano de grande avanços a este nível.
O Afonsinho vai manter a escolinha até 22 de Junho mas, como vai fazer piscina diariamente, vai ter que sair mais cedo às terças e às quintas. Vamos retomar a hipoterapia e fazer mais uma sessão de fisioterapia.
Assim, vamos ter piscina, seis vezes por semana, terapia da fala três vezes por semana, fisioterapia, terapia ocupacional, hipoterapia e sacro/fisioterapia duas vezes por semana e acupunctura uma vez por semana.
Em casa ainda teremos que fazer diariamente, therathogs, standing, sentar na cadeira, exercícios de amplitude e estimulação oral.
Espero, sinceramente, conseguir cumprir este plano de terapias que é muito importante para o desenvolvimento do Afonsinho.
1 comentário:
Será mesmo um longo mês de fisioterapias muito intensivas....tão intensivas que até ue fiquei cansada só de as ler.
Espero amiga que estas terapias tenham o efeito desejado.
Depois toca a parar e a descansar também....eles precisam e nós também.
Força e um beijinho enorme e desistir é palavra que não existe no nosso dicionário (isto tem a ver com o post das birras).
Bjnhs grds
Enviar um comentário