Na terça-feira (26 de abril ), ao fim da tarde quando estava no standing, começou a queixar-se muito e tinha a perna (do joelho para baixo) completamente desalinhada. Liguei de imediato à Sara para vir vê-lo no dia seguinte.
Na quarta-feira a Sara esteve a ver-lhe a perna que continuava completamente desalinhada e com o joelho inchado. Colocou-lhe uma ligadura funcional, para proteger o joelho e promover um bom alinhamento, enquanto o Afonsinho não era visto pela médica fisiatra.
Na quinta-feira na Liga, falei com a fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional, que ficou de marcar consulta com a fisiatra. Ambos acharam que estava tudo aparentemente bem, porque a articulação estava funcional e maleável.
Eu já percebi que é de ENORME importância o facto das articulações estarem funcionais, como os terapeutas e médicos costumam dizer "mexe tudo" mas, o joelho tinha um hematoma, estava negro (com marcas de dedos), a perna completamente desalinhada (chegava ao joelho e parecia que o osso tinha saido completamente do lugar), por isso não podia estar tudo bem...
Na sexta-feira de manhã, o joelho estava mais inchado e negro e a perna mantinha-se desalinhada. O terapeuta ocupacional, RC (responsavel de caso) do Afonsinho disse-me que a doutora iria vê-lo na terça-feira de manhã e que se conseguisse fazer um rx ao joelho era importante.
Assim saí da Liga e fui à médica de familia, que me passou o exame e me tranquilizou dizendo que não era nada neurológico (uma deformação) e que possivelmente teria que fazer uma ecografia.
Durante a semana, não fizemos hipoterapia, porque suspeitávamos que fosse a rótula fora do sitio nem hidroterapia por causa do hematoma, uma vez que a água quente não é aconselhavel nestes casos.
O fim de semana correu de forma tranquila, sem voltar a fazer carga no standing, tentando manter a perna em repouso e levantada (o que não é mesmo nada fácil) e a fazer gelo.
Na segunda-feira fez o rx e ontem foi visto pela médica fisiatra.
A doutora achou-o muito bem.
Foi minuciosamente examinado, em carga, deitado, a anca, o joelho, o pé..., o rx está normal (percebemos agora que tem as rótulas subidas, situação que é normal), a perna entretanto com a ligadura funcional melhorou imenso e está muito mais alinhada, disse que ele tinha uma rotura de ligamentos pequena mas, que estava a evoluir favoravelmente e que não valia a pena fazer a eco agora, para manter-mos vigilância e que a informássemos se houvesse alguma alteração e que podia voltar a fazer standing.
A doutora disse ao Afonso, perante o meu evidente estado de nervos: « Afonso, a tua mãe tão preocupada e tu aqui tão alinhadinho.»
Da parte da tarde, após a terapia da fala e a fisioterapia, voltámos ao standing e apesar da perna estar mais alinhada, praticamente normal, o joelho inchou de imediato.
Hoje de manhã liguei para a Liga para relatar esta situação e na sexta-feira vai ser novamente observado pela fisiatra.
De tarde a Sara esteve cá, fez-lhe mesoterapia no joelho, o Afonsinho portou-se lindamente e não chorou e voltou a colocar-lhe a ligadura funcional.
Agora que não temos ido à hipoterapia estamos a fazer duas sessões semanais com a Sara. Segunda fazemos sacro-craniana e à quarta fisioterapia.
O Afonsinho tem um óptimo relacionamento com a Sara, colabora, participa, trabalha de forma intensiva com ela, conseguindo assim excelentes sessões de fisioterapia.
Hoje já foi à escolinha e correu tudo bem, apesar dos receios da educadora, que tem medo de o posicionar mal, ou que algum menino o magoe.
Sem comentários:
Enviar um comentário